Cabo Verde: Um baluarte da democracia na África Ocidental.

Como é habitual, durante três décadas Cabo Verde acaba de dar à África Ocidental uma nova lição de democracia, uma região onde este sistema político parece estar cada vez mais em declínio.

Sem alarde, Cabo Verde acaba de eleger um novo presidente este domingo, 17 outubro 2021.

José Maria Neves, do Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV), Primeiro-Ministro de 2001 a 2016, foi eleito depois das eleições realizadas, na primeira volta, tal como noticiado por Mercados Africanos

O perdedor e seu principal adversário, Carlos Veiga, outro ex-Primeiro-Ministro, candidato pelo Movimento pela Democracia (MpD) partido do Presidente cessante, Jorge Carlos Fonseca, rapidamente reconheceu a sua derrota perante os média e felicitou o seu adversário que promete ser o Presidente de todos os cabo-verdianos, para “servir Cabo Verde”, com “imparcialidade”.

Uma nova alternância, feita suavemente, neste arquipélago que, após o período do partido único, se construiu desde 1990, com a constituição de um sistema multipartidário, uma sólida reputação como modelo de democracia e boa governação.

O país está classificado em 2º lugar de acordo com o Índice de Boa Governação em África da Fundação Mo Ibrahim.

Dois partidos principais dividiram o poder desde então com um património quase matemático: o PAICV e o MpD. Desde 1990, a lista de Presidentes que sucederam à chefia de Cabo Verde é a seguinte:

  • António Mascarenhas Monteiro do MpD: 22 de março de 1991 a 22 de março de 2001;
  • Pedro Pires do PAICV: 22 de março de 2001 a 9 de setembro de 2011;
  • Jorge Carlos de Almeida Fonseca do MpD: 21 de agosto de 2011 até agora, quando acaba de ser eleito José Maria Neves do PAICV para sucedê-lo.

Na África Ocidental, onde a “síndrome” do terceiro mandato se tornou uma epidemia que se está a espalhar, o exemplo de um país como Cabo Verde é uma das poucas exceções que devem ser promovidas.

Para que a África Ocidental não siga o modelo das “monarquias” da África Central.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.