Cabo Verde vai modernizar a Administração Pública.

Cabo Verde vai receber 20 milhões de euros em ajuda orçamental do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o Programa de Modernização de E-Governança e Administração Pública, segundo o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

“Tem como objetivos melhorar a eficiência digital para a qualidade na prestação de serviços públicos, modernizar a Administração, aposta na transparência e aumentar o investimento do setor privado”, explicou o governante.

Olavo Correia acrescentou que no que se refere à Governança Eletrónica, com a pandemia, “os bloqueios sofridos pelo país em 2020, bem como as medidas de distanciamento social, aceleraram a necessidade de uma maior digitalização administrativa”.

“E, em particular, da expansão da oferta de serviços administrativos. Por outro lado, o apoio à Agenda Digital do país é uma oportunidade para aumentar a transparência”, enfatizou ainda.

“As medidas restritivas impostas pela covid-19 lançaram luz sobre as condições de trabalho dos funcionários públicos e a necessidade de melhor estruturar o serviço público para infundir mais equidade – com foco na igualdade de género – e motivação”, sublinhou Olavo Correia.

A administração do BAD anunciou que aprovou um financiamento de 20 milhões de euros a Cabo Verde, destinado à Modernização da Administração Pública e Governação Eletrónica, sendo esta a primeira fase de um apoio de 40 milhões que se prolonga até 2022.

“O financiamento do BAD é a primeira fase de uma operação de apoio orçamental programático que abrange os anos fiscais de 2021 e 2022, com um financiamento global indicativo de 40 milhões de euros”, divulgou a instituição, um dos principais financiadores de Cabo Verde.

O financiamento visa melhorar a eficiência digital para uma melhor prestação de serviços públicos, modernização da administração, transparência e aumento do investimento do setor privado.

FOTO: MF Cabo Verde: Direção Nacional de Planeamento

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.