Caju da Costa do Marfim já entra nos EUA.

O caju processado em 9 unidades de transformação da Costa do Marfim recebeu a tão almejada certificação americana, a famosa, FSMA (Food Safety Modernization Act), segundo noticia divulgada pela imprensa marfinense.

Este precioso documento abre as portas do vasto mercado americano para que a costa do Marfim possa exportar, já processadas as suas castanhas de caju.

A apresentação dos certificados, que teve lugar a 5 de abril de 2022, ocorreu após um rigoroso processo de seleção que teve início a 17 de maio de 2021.

Cada uma das 13 unidades indústrias foi primeiro submetida a uma formação teórica sobre as normas HACCP (Sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle) e PCQI (pessoa qualificada em controle preventivo).

Em seguida, houve uma fase de auditoria e depois desta uma avaliação sobre a implementação das medidas corretivas prescritas pela auditoria.

Ao final do programa orquestrado pela empresa americana Ivory Cashew, especializada na certificação e comercialização de castanhas de caju de alta qualidade, 9das unidades indústrias satisfizeram plenamente os requisitos dos EUA.

Esses bons “alunos” receberam os seus certificados FSMA em segurança alimentar.

Com estes certificados que abrem o enorme e muito exigente mercado americano às castanhas de caju da Costa do Marfim, a expressão “origem da Costa do Marfim deve agora rimar com qualidade”, insistiu Adama Coulibaly, “patrão” setor do algodão e caju.

A mesma satisfação teve o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Kobenan Adjoumani, presente na cerimónia assim como o seu colega do Comércio e Indústria, Souleymane Diarrassouba.

No entanto, mais 10 unidades industriais estão a ser avaliadas por especialistas americanos liderados por Nancy Scharlach, presidente e diretora técnica da FSMA.

 

O que achas desta oportunidade para a Costa do Marfim? O caju processado é um bom negócio? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2022 Abidjan.net / FN
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.