CAN-Feminino 2022: Guiné-Bissau ganha 1-0 à Mauritânia, Angola, Moçambique e STP perdem em casa.
O Campeonato Africano de Futebol Feminino de 2022, que vai decorrer de 2 a 23 de julho de 2022 em Marrocos, está na sua décima quarta edição, e reúne as melhores seleções africanas de futebol feminino filiadas na Confederação Africana de Futebol (CAF).
Para além do país organizador, onze nações têm de alcançar o apuramento.
A competição também serve como um torneio de qualificação para o Mundial Feminino da FIFA de 2023, com as quatro semifinalistas a avançarem para a competição global e duas outras equipas a competirem por lugares nos play-offs intercontinentais.
A Nigéria é a nação mais vitoriosa, com onze títulos no total em treze edições.
A fase final do torneio reúne agora as oito melhores seleções nacionais, divididas em dois grupos.
São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique participam na fase de apuramento para o CAN-Feminino 2022. De notar que Cabo Verde não participa na prova.
A Guiné-Bissau foi o único país dos PALOP, a vencer a primeira mão da segunda fase de apuramento para o CAN-Feminino 2022.
A seleção guineense derrotou por 1-0 a Mauritânia. A segunda mão decorre a 26 de Outubro.
Nesta sexta-feira, 22 outubro 2021 a seleção são-tomense perdeu, em casa, por 0-5 frente ao Togo, no jogo a contar para a primeira mão da segunda fase de apuramento para o CAN-Feminino 2022. A segunda mão decorre a 26 de Outubro em Lomé.
Guiné-Bissau venceu, Angola e Moçambique perderam
Quanto a Angola perdeu de forma pesada, em casa, em Luanda, por 1-5 frente ao Botsuana. Quanto à segunda mão decorre a 26 de Outubro em Francistown
Por fim, as moçambicanas foram goleadas por 0-7 pela África do Sul, em Maputo. A 26 de Outubro, as sul-africanas recebem Moçambique em Joanesburgo.
De notar que as seleções que se apuram, seguem para o play-off de acesso à fase final que será disputada, pela primeira vez com 12 seleções.