CAN2021:  Árbitro ruandesa faz história.

A árbitro ruandesa Salima Mukansanga fez história nesta terça-feira, 18 de Janeiro de 2022, ao ser a primeira mulher a arbitrar uma fase final do CAN.

Não surpreende muito, vindo do Ruanda, um país da África Oriental que, ao longo dos anos, tem criado um ambiente propício ao empoderamento das mulheres.

Foi por isso que a ruandesa Salima Mukansanga inscreveu, o seu nome nos anais do futebol mundial ao ser a primeira mulher a apitar no CAN, mais precisamente, no jogo que opôs o Zimbábue à Guiné-Conacri (2-1).

 

Percurso

Mukansanga já tinha participado no torneio, ao comando do VAR durante o jogo entre a Guiné-Conacri e o Maláui, mas nesta terça-feira, foi o seu grande teste, pois foi a “patroa” dentro das quatro linhas.

Nascida e criada no distrito de Rusizi, Mukasanga, possui uma licença em enfermagem e obstetrícia pela Universidade de Gitwe e aspirava a tornar-se jogadora de basquetebol antes de se dedicar ao futebol.

Começou a arbitrar na Premier League do Ruanda e na liga feminina em 2008, e após ter-se tornado árbitro acreditada pela CAF, começou a apitar encontros continentais.

Em 2015, arbitrou jogos do Campeonato Feminino das Nações Africanas de Futebol, em 2016, o Mundial Feminino Sub-17 de 2018 no Uruguai, o Mundial Feminino da FIFA de 2019 na França e finalmente as Olimpíadas de Tóquio 2020.

 

Próximo grande passo

Provavelmente poderá estar entre os árbitros que vão apitar o Mundial de 2022 no Catar, no final deste ano (2022).

 

Conclusão

A história de Mukasanga não apenas inspirará as mulheres da sua terra natal, mas no resto da África e no mundo em geral.

E que apareçam mais mulheres africanas, árbitros desta grande qualidade.

 

O que achas disto? As mulheres são bons árbitros? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.