CAN2021: As “Super Águias” caíram face à Tunísia.
A Tunísia criou a sensação doeste domingo, 23 de Janeiro de 2022 ao eliminar a Nigéria nos oitavos de final do CAN.
As Águias de Cartago (a seleção tunisina) que apenas ficaram entre os melhores 3º, após uma fase de grupos muito pobre com 2 derrotas, conseguiram eliminaram a Nigéria (1-0) num estádio situado, em Garoua, no norte dos Camarões, repleto de adeptos nigerianos, visto que a fronteira nigeriana não está muito longe dessa cidade camaronesa.
O segundo país a apurar-se para os quartos-de-final, a Tunísia, não era nem de longe a favorita deste encontro, mas sim as Super Águias da Nigéria, que terminaram no primeiro lugar no Grupo D com 9 pontos.
No entanto, desde o início o jogo esteve equilibrado e cada uma das equipas teve oportunidades para abrir o marcador.
Mas a primeira oportunidade foi para a Tunísia com uma recuperação de Talbi a que a a Nigéria respondeu com um “tiro” de Moses Simon e todos pensaram que finalmente as Super Águias iam voar alto.
Mas não foi assim. Irreconhecível a Nigéria deixou-se surpreender no regresso dos vestiários.
O capitão Msakni, que joga no Al-Arabi SC no Catar, tomou a responsabilidade nos seus” pés” , “driblou” Ndidi e executou o remate perfeito a rasar o relvado, com a bola a saltar mesmo à frente do guarda-redes Okoye, que só a conseguiu tocar com a ponta dos dedos. Estava feito o (0-1), ao 47º minuto,
A Nigéria ainda reagiu, mas nunca conseguiu chegar ao empate, aliás os nigerianos terminaram o encontro a dez após a expulsão do avançado Alex Iwobi aos 66 minutos.
Reduzida a dez os nigerianos finalmente decidiram reagir e tentar chegar ao empate e foram os mais perigosos até ao fim do encontro.
Primeiro, Simon que não concretizou frente ao guarda-redes Ben Saïd, que fez uma defesa decisiva!
Depois dois remates de longa distância de Sanusi e Ndidi fizeram tremer os tunisianos. causaram novos temores no campo tunisiano.
Por fim Sadiq podia ter feito o empate nos minutos finais, mas quis ser perfeito e cruzou demais e viu a bola passar a centímetros do poste direito.
Assim são os tunisinos que vão disputar a passagem para as meias-finais no próximo sábado, frente ao Burquina Faso!
Por sua vez, a Nigéria, que todos davam como a grande favorita após a fase de grupos, terá que “levantar a cabeça” imediatamente e preparar-se para enfrentar o Gana em Março de 2022 nos play-off do Mundial de 2022, sob as ordens de seu futuro técnico, o português, José Peseiro.