CAN2021: Cabo Verde em dificuldade.

Nesta quinta-feira,13 janeiro 2022, Cabo Verde perdeu por 0-1 frente ao Burquina Faso no estádio de Olembé em Yaoundé, na capital camaronesa, num jogo a contar para a segunda jornada do Grupo A da fase de grupos do Campeonato Africano das Nações.

Cabo Verde estava a um passo dos oitavos-de-final do CAN e tinha a possibilidade de carimbar a passagem para a fase seguinte.

Mas isso não aconteceu.

 

Burquina Faso vs. Cabo Verde: Um adeus aos oitavos? Talvez não

Num jogo que nos pareceu equilibrado, embora com uma pequena ascendência dos Garanhões do Burquina, os Tubarões Azuis também tiveram na primeira parte várias oportunidades. De realçar as excelentes intervenções do guarda-redes cabo-verdiano, Vozinha.

A melhor oportunidade de golo pertenceu a Júlio Tavares, aos 30 minutos, mas o avançado cabo-verdiano, só com o guarda-redes adversário pela frente, remata, mas sem a eficácia necessária o que permitiu uma grande defesa de Herve Koffi, a desviar a bola com a ponta dos dedos.

Mas a seis minutos (39 minutos) do fim da primeira parte, após um cruzamento de Issa Kaboré, o avançado Hassane Bandé abriu o marcador com o peito e faz o 1-0 para o Burquina Faso.

Na segunda parte os Tubarões Azuis lutaram e tentaram tudo para chegar ao empate. Com mais posse de bola, tiveram uma ocasião para chegar ao golo aos 63 minutos, com um remate cruzado de Kenny Rodrigues, a que o guarda-redes Herve Koffi correspondeu com uma grande estirada, a evitar o empate.

Os cabo-verdianos conseguiam criar perigo com as arrancadas de Garry Rodrigues ou ainda com Júlio Tavares dentro da área adversaria, mas o golo do empate não apareceu.

Os Camarões lideram o Grupo A com seis pontos, à frente de Cabo Verde e de Burquina Faso com 3 pontos, enquanto a Etiópia está na última posição sem nenhum ponto.

Apesar do último jogo de Cabo Verde ser com os anfitriões, e muito dificilmente Cabo Verde poderia ganhar ou mesmo empatar com os Camarões, esta derrota frente aos Garanhões do Burquina, talvez não comprometa as hipóteses de apuramento dos Tubarões Azuis.

E isto, porque os quatro melhores terceiros classificados serão apurados para oitavos de final, juntamente com os dois primeiros de cada um dos seis grupos.

Na derradeira jornada, domingo a 17 de Janeiro, os Tubarões Azuis medem forças com os Leões Indomáveis, enquanto o Burquina Faso defronta a Etiópia

 

Camarões vs. Etiópia: Leões Indomáveis nos oitavos-de-final

A seleção dos Camarões já está nos oitavos-de-final do CAN2021!

O país anfitrião foi o primeiro a validar o seu bilhete graças a uma segunda vitória frente à Etiópia (4-1).

Apesar deste resultado pesado sugerir facilidade, os Leões Indomáveis ​​tremeram e duvidaram de si próprios durante uma hora e mais uma vez concederam o golo de abertura do encontro.

O etíope Hotessa “gelou” o Estádio Olembe ao colocar os Antílopes (nome da seleção etíope) na liderança (0-1, ao 4º minuto).

Mas os Leos Indomáveis reagiram quase de imediato, quando Fai cruzou para o cabeceamento de Toko-Ekambi (1-1, ao 8º minuto).

Os Antílopes da Etiópia “assaltaram” a defesa camaronesa e Nassir e Dawa falharam de forma inacreditável, apesar da boa saída de Onana. Um pouco depois um contra-ataque etíope foi parado de justeza por Aboubakar

Do lado dos Leões Indomáveis um cabeceamento ao poste de Toko-Ekambi de um canto.

De regresso do balneário os camaroneses aceleraram e Abubakar colocou seu país na liderança ao 53º minuto.

Depois o festival e foi a vez de Ngamaleu no 55º minuto e de Toko-Ekambi no minuto 67.

A Etiópia manteve um ritmo desenfreado, mas os esforços dos Antílopes, não foram recompensados e as esperanças de se classificarem entre os melhores terceiros, desvaneceram-se. O próximo e último encontro será contra os Garanhões do Burquina.

 

O que achaste dos jogos desta jornada? E Cabo Verde? fica ou passa? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e partilhar e se gostaste do artigo dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.