CAN2021: Gâmbia, Mali e Costa do Marfim, arrecadam 3 pontos.

Nesta quarta-feira, 12 de Janeiro de 2022, a Gâmbia na sua primeira participação no CAN conseguiu 3 pontos ao derrotar a Mauritânia, tal como a Costa do Marfim que venceu a Guiné Equatorial.

 

O fiasco da arbitragem

No entanto esta quarta-feira, será marcada pelo fiasco da arbitragem, em que o zambiano Sikazwe, entre outros erros, apitou por duas vezes o fim do encontro entre as Águias da Tunísia e as do Mali.

Incidente inadmissível a este nível, e que tal como noticiou e comentou Mercados Africanos, afeta profundamente a reputação do CAN que tantas vezes tem sido visto como uma competição menor no mundo do futebol mundial.

 

Gâmbia vs. Mauritânia: A primeira vitória dos Escorpiões no CAN

Os escorpiões da Gâmbia, fizeram jus ao nome da seleção e no primeiro encontro da sua história na fase final do Campeonato Africana de Nações e “picaram” e venceram a Mauritânia (1-0).

Em apenas 10 minutos os homens de Tom Saintfiet marcaram o primeiro golo da sua história na competição. E que golo, obra de Ablie Jallow que abriu o marcador com um magnífico remate de fora da área.

Neste jogo os Mourabitounes da Mauritânia, entraram mal com hino do seu país não tocado antes do pontapé inicial devido a um erro. E tiveram uma primeira parte de quem não estava no jogo.

De regresso dos balneários, os gambianos estavam muito perto de fazer o segundo golo, mas Marreh, Omar Colley e depois Ebrima Colley erraram o alvo sucessivamente.

Salvos por três defesas do seu guarda-redes Babacar Diop, os mauritanos, finalmente fizeram um contra-ataque na prorrogação e foi tudo.

A Gâmbia junta-se ao Mali na liderança do grupo F, e vai jogar contra a Tunísia no domingo, 16 de Janeiro de 2022 e a Mauritânia contra a Tunísia.

 

Tunísia vs. Mali: Sucesso maliano, manchado pela arbitragem

O duelo entre as Águias, que opôs a Tunísia ao Mali, foi muito intenso, mas, no final, foram os malianos venceram por 1 a 0 e assumiram provisoriamente a liderança do Grupo F com 3 pontos.

Num primeiro período jogado muito à defesa, os malianos foram os únicos a conseguirem criar algumas oportunidades.

A segunda parte tornou-se mais intensa e três minutos do regresso do balneário, o Mali obteve uma grande penalidade, transformada por Ibrahima Koné aos 48 minutos.

Os tunisinos que jogavam sem convicção acordaram depois de sofrer o golo de penálti.

Atacaram mais, aproximaram-se da baliza adversária e conseguiram criar um cabeceamento de Kouyaté e o remate de Massadio Haïdara.

A Tunísia também teve um penálti pouco depois, mas o guarda-redes maliano Ibrahim Bousso Mounkoro, defendeu o remate de Khazri.

Um jogo que ficará durante muito tempo nas notícias e debates dos média africanos e mundiais, devido aos enormes erros de arbitragem já que Janny Sikazwe, após ter apitado o fim do encontro aos 85 minutos, reconhece o erro e manda prosseguir, para minutos voltar a apitar o final, antes mesmo de ir até ao minuto 90, sem sequer adicionar os minutos de desconto.

A CAF, depois de mais de vinte minutos ordenou que a partida fosse retomada para se jogarem os últimos minutos, mas os tunisinos já no autocarro, recusaram-se a continuar. Um sucesso maliano, infelizmente marcado por uma arbitragem caótica.

 

Costa do Marfim vs. Guiné Equatorial: Marfinenses ganham mas sofrem

A Costa do Marfim fez o principal, lutar e vencer a Guiné Equatorial (1-0) o que permite aos Elefantes o controle do Grupo D à frente de Argélia e Serra Leoa, cada uma com um ponto.

O jogo começou bem para os Elefantes que rapidamente assumiram a liderança graças a Gradel, qye marcou após uma bola mal repelida logo aos 5 minutos.

A ameaça ficou mais clara após o retorno do vestiário com uma grande oportunidade na área desperdiçada por Iban Edu.

Mais tarde seria Nsue, a perder o duelo com Sangaré com o empate na ponta da bota.

Após estes dois sustos, os marfinenses tremeram menos, mas faltou realismo como a recuperação completamente falhada de Pépé e o remate bloqueado por Sapunga.

O mesmo fez Zaha, que, entretanto, tinha entrado em logo e que falhou a baliza dos guineenses nos descontos.

 

O que achaste dos jogos desta jornada? E do CAN, estás a gostar até agora? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.