CAN2021: Tubarões Azuis “às portas” dos oitavos.

Nesta segunda-feira 17 de Janeiro de 2022, a Seleção cabo-verdiana (Tubarões Azuis) empatou a uma bola frente aos Camarões e está “com um pé” nos oitavos-de-final do Campeonato Africano das Nações.

 

O Jogo

Os Tubarões Azuis sabiam que era necessário um resultado positivo. A derrota afastá-los-ia das hipóteses de poderem continuar em frente e serem repescados entre os 4 melhores terceiros.

Cabo Verde começou por defender e a aproveitar os contra-ataque, mas não surpreenderam os Leões Indomáveis que tinham terminado os dois jogos anteriores com triunfos frente ao Burquina Faso por (2-1) e por (4-1) frente à Etiópia.

Mas aos 39 minutos, o ex-portista Aboubakar – sempre ele – que já tinha ameaçado com forte remate, apanhou a bola solta na área e rematou cruzado, com o esférico a passar por entre vários defesas e a resultar em golo.

Cabo Verde ainda reagiu ao quinto golo de Aboubakar, na competição, mas não conseguiu concretizar nenhuma das duas tentativas.

 

A segunda parte

De regresso dos balneários e sabendo que a derrota seria o fim das aspirações insulares, os Tubarões Azuis partiram para o ataque e foram recompensados com o que os comentadores assinalaram ser um dos mais belos golos da história da competição.

Aos 53 minutos, aproveitando um cruzamento atrasado, Garry Rodrigues, de calcanhar desviou a bola, a fazer lembrar o feito do grande ex-portista Rabah Madjer na final da Liga dos Campeões em Viena, que valeu o primeiro título europeu ao FC Porto, em 1987.

O jogo estava novamente empatado no Estádio de Olembé em Yaoundé, a capital camaronesa com as duas equipas a tentar chegar ao segundo golo, mas nunca o conseguirem.

Mas Cabo Verde ainda passou por um grande susto.

Decorria o minuto 65 quando o guarda-redes Vozinha – tem sido um pilar dos Tubarões Azuis – faz uma defesa para a frente e entregou a bola de bandeja a Aboubakar, que não fez o que quase sempre tem feito, marcar.

Para a felicidade dos cabo-verdianos, atirou por cima, na mais flagrante oportunidade dos Camarões para triunfarem no último jogo desta fase de grupos.

Cabo Verde que jogava contra os Camarões, com os ouvidos e olhos no que se passava no outro jogo do Grupo A, entre o Burquina Faso e a Etiópia que também terminou empatado a uma bola, resultado que satisfez as aspirações dos insulares.

 

Conclusão

Na tabela classificativa, os Camarões terminaram no primeiro lugar com 7 pontos, à frente do Burquina Faso e de Cabo Verde com quatro, e da Etiópia com apenas um ponto.

Os Camarões e o Burquina Faso seguem em frente na prova.

No final do encontro os Tubarões Azuis estavam na liderança dos melhores terceiros, mas os cinco outros grupos ainda não disputaram a última jornada.

 

O que achaste dos jogos desta jornada? E Cabo Verde? Vai passar? Queremos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”

 

Ver Também:

CAN2021: Cabo Verde em dificuldade

CAN2021: Cabo Verde e Camarões entram a ganhar

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.