Canal do Suez rendeu 6 mil milhões em 2021 ao Egito.

O Canal do Suez, além de ser um elo essencial para a navegação marítima global, é também uma importante fonte de recursos para o Egito, que faz atualmente grandes investimentos em instalações para maximizar todos os benefícios.

O presidente da Autoridade do Canal do Suez (SCA), Osama Rabie, revelou em nota neste domingo, 19 de dezembro 2021, que as receitas geradas por este corredor marítimo estratégico somaram 6 mil milhões de dólares, de janeiro à primeira quinzena de dezembro de 2021.

Este é o nível mais alto já registado por essas instalações, que permitem que os navios viajem da Europa para a Ásia sem ter que contornar a África.

“Este ano as taxas de embarque têm sido muito promissoras”, disse Osama Rabie, que também indicou que Novembro foi o período de todos os recordes do Canal do Suez em termos de facturamento e volumes mensais, com 571,3 milhões de dólares arrecadados para 113,5 milhões de toneladas.

Estes números são bons sinais para a Autoridade do Canal do Suez, pois indicam a possibilidade de se confirmar que se possam atingir as perspetivas traçadas para 2022, segundo as quais a operadora pretende ultrapassar o seu desempenho pré-pandémico. Passar de 93,9 mil milhões de Libras egípcias (EGP) (aproximadamente 6 mil milhões de dólares) em 2020-2021 para 99,3 mil milhões de EGP em 2021-2022.

Vista aérea do Canal do Suez
Vista aérea do Canal do Suez

Nos últimos anos, o Cairo tem mostrado uma estratégia clara aproveitar ao máximo as potencialidades do Canal do Suez, que constitui um bem natural para o país e cuja exploração gera divisas.

Para maximizar o retorno económico dessa infraestrutura, um plano para ampliar, modernizar e diversificar as atividades do Canal do Suez foi apresentado pelo Ministério do Planeamento.

O referido plano prevê o desenvolvimento da sua zona económica e a sua transformação em zonas industriais e logísticas de alta tecnologia, dotadas de vários armazéns, centros logísticos, fábricas e outras facilidades. Além disso, existem outros projetos, como a digitalização de serviços.

O que acha? O Canal do Suez é um polo económico importante para o mundo? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.