Catar 2022: Grupos difíceis para África.

Os Grupos para o Mundial 2022 foram obtidos em um sorteio realizado esta sexta-feira, 1 de Abril de 2022, em Doha, no Catar.

O sorteio reservou sortes mistas para os 5 representantes africanos: Camarões, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.

 

Os grupos africanos

Para este Mundial organizado pela primeira vez num país árabe, de 21 de Novembro a 18 de Dezembro de 2022, os dois representantes do Norte de África, não foram beneficiados pela sorte.

Eliminado na fase de grupos em 2018, o Marrocos integra o Grupo F muito forte com a Croácia, vice-campeã mundial em título e a Bélgica, terceira no último mundial e que começarão como favoritas.

A elas junta-se o Canadá, em ascensão e primeira nação classificada na Zona da Concacaf. Tarefa quase impossível para os Leões do Atlas, embora dentro das quatro linhas tudo possa acontecer.

Também não parece fácil para a Tunísia, que desafiará a França, atual campeã em título, Dinamarca e Peru ou Austrália ou Emirados Árabes Unidos no grupo D.

No entanto as Águias de Cartago se jogarem em pleno, talvez consigam bater a Dinamarca, mesmo assim, é um Grupo muito difícil para os tunisinos.

Campeão africano em título, o Senegal terá a honra de enfrentar o Catar, país anfitrião, no Grupo 1, no qual a Holanda, parece ser a seleção mais forte.

Por outro lado, os Leões de Teranga podem ter uma oportunidade contra o Equador. A seleção senegalesa, a vigésima seleção a nível mundial, segundo a FIFA, pode passar aos oitavos-de-final e fazer melhor do que em 2018.

Depois da vitória no último segundo contra a Argélia, a seleção dos Leões Indomáveis, comandada por Rigobert Song vai desafiar o Brasil, tal como aconteceu em 2014 (derrota por 4 a 1), Suíça e a Sérvia no grupo G.

Um Grupo também muito complicado para os camaroneses, com uma seleção da Servia, que obrigou Portugal a jogar os play-offs. Mas atras do quase intransponível Brasil, as outras duas seleções podem ser vencidas, mas para tal, os Leões Indomáveis ​​terão que se mostrar no seu melhor nível e manter a concentração até ao fim.

Finalmente, o Gana que regressa após 8 anos de ausência, os Estrelas Negras enfrentarão Portugal (com quem perderam 2-1 no Mundial de 2014) e o Uruguai no Grupo H, assim como a Coreia do Sul, presença assídua dos Mundiais. O mínimo que se poderá dizer é que as Estrelas Negras têm uma grande tarefa pela frente.

Claramente, não se pode dizer que o sorteio tenha beneficiado as seleções africanas que ficaram em grupos que nada auspiciam de bom para a sua passagem aos oitavos-de-final depois de terminada a fase de grupos

 

Os Grupos atribuídos

Grupo A: Catar, Equador, Senegal, Holanda

Grupo B: Inglaterra, Irão, Estados Unidos, Ucrânia ou Escócia ou País de Gales

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México, Polonia

Grupo D: França, Peru ou Austrália ou Emirados Árabes Unidos, Dinamarca, Tunísia

Grupo E: Espanha, Costa Rica ou Nova Zelândia, Alemanha, Japão

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos, Croácia

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça, Camarões

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai, Coreia do Sul

 

O que achas dos Grupos saídos deste sorteio? Que possibilidades têm as seleções africanas de continuarem em jogo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Catar 2022: Seleções africanas apuradas

Imagem: © Qatar 2022
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.