Ciclismo: Eritreia ouro, Argélia bronze.

O Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada 2022, lançado esta quarta-feira, 23 de Março, em Sharm el-Sheikh, no Egipto, terminou hoje, dia 27 de Março, com a participação de cerca de trinta países, entre os quais Marrocos, Argélia, Ruanda, África do Sul, Etiópia, Namíbia e Burquina Fasso.

A medalha de ouro da prova do contrarrelógio por equipas foi conquistada pelos ciclistas eritreus, ao cobrir a corrida de 42 quilómetros no tempo de 52 minutos e 10 segundos, à frente dos seus homólogos sul-africanos (52 minutos e 16 segundos) e a seleção argelina conquistou a medalha de bronze.

Por seu lado, Marrocos que terminou no top 5 da última edição de 2021, na cidade de Sheikh Zayed, no Egipto, com apenas uma medalha de prata, conquistada por Mohammed Najib Sanbouli na categoria, “Esperanças”, tentará fazer melhor este ano.

Por outro lado, a África do Sul, que sobrevoou a edição de 2021 com 19 medalhas, das quais 14 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, pretende repetir o feito.

Além disso, os sul-africanos ainda são os favoritos para estes campeonatos africanos de ciclismo de estrada.

Mas a batalha será dura contra os argelinos, que terminaram em segundo lugar na classificação geral da edição anterior, com 8 medalhas (2 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze) e os ruandeses com 14 medalhas (1 de ouro 8 em prata e 2 bronzes).

Segundo os especialistas, os eritreus podem vir a “estragar” os planos dos grandes do ciclismo africano e já o demonstraram nesta primeira jornada.

Recorde-se que em 2025, pela primeira vez, os campeonatos mundiais de estrada serão realizados no continente africano, em Kigali.

À frente da candidatura de Marrocos, o Ruanda, que é já anfitrião de um evento que acolhe equipas do Word Tour desde 1989 e afirma-se como locomotiva de uma África onde o ciclismo continua a ganhar terreno.

 

O que achas do ciclismo africano? Conhecias estes campeonatos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Belga / AFP
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.