Comércio facilitado na fronteira entre o Quénia e Etiópia

Com o apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), os líderes da Etiópia e do Quénia harmonizam procedimentos de passagem ao estabeleceram com sucesso um posto fronteiriço de balcão único.

Isso representa uma vantagem para esses países e que pode estimular o crescimento do comércio e promover a mobilidade das pessoas.

O Quénia e a Etiópia assinaram um manual de procedimentos que estrutura e harmoniza as formalidades de entrada e saída no posto fronteiriço único dos dois países, erguido na cidade fronteiriça de Moyale, localizada no nordeste do país.

O evento, que foi realizado na quarta-feira, 15 de setembro 2021, contou com a presença de membros da Comissão de Controle de Fronteiras e Alfândegas da Etiópia, do Comitê de Coordenação de Operações do Quénia, bem como as principais partes interessadas dos setores público e privado em ambos os países.

Inaugurado em dezembro passado (2020), o posto fronteiriço único dos dois países tornou-se oficialmente operacional a 8 de junho de 2021, com o objetivo fundamental de “reduzir em menos 30% o tempo de travessia da fronteira e promover um movimento mais rápido de bens e pessoas”.

A assinatura do referido manual de procedimentos é, portanto, motivada pela procura de celeridade nos trâmites e formalidades, aliada ao desejo de reduzir os custos de passagem deste posto fronteiriço para comerciantes, transportadores e viajantes, mantendo os requisitos e regulamentos de cada país.

De acordo com Debele Kabeta, Comissária da Comissão Alfandegária da Etiópia, “Embora os dois países tenham uma relação amigável de longa data, a conectividade comercial entre nós tem sido bastante insignificante em comparação com o potencial que temos para fazer negócios.”

Engajado numa política de facilitar o comércio com seus vizinhos, o Quénia estabeleceu vários postos fronteiriços de balcão único com Uganda e Tanzânia. Em dezembro de 2020, foi com a Etiópia que o país lançou um novo posto fronteiriço de balcão único.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.