Conferência Económica Africana em Cabo Verde, participe.

Começou nesta quinta-feira 2 de Dezembro 2021, em Cabo Verde a Conferência Económica Africana em formato híbrido sobre financiamento do desenvolvimento em tempos de pandemia.

Os Chefes de Estado e de Governo africanos, juntamente com os principais decisores políticos, vão partilhar as suas perspetivas sobre como reformular os modelos de financiamento do desenvolvimento em África na Conferência Económica Africana de 2021.

A edição de 2021 da Conferência Económica Africana está a ser organizada pelo governo de Cabo Verde num formato híbrido, em conformidade com as diretrizes sanitárias sobre a pandemia.

Um pequeno grupo de participantes na conferência reunir-se-á no Sal, um destino turístico popular no arquipélago. Outros participarão virtualmente.

A conferência é organizada conjuntamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento, a Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, afirmou que a conferência oferece “um momento extraordinariamente importante” para traçar o rumo do desenvolvimento do continente, incluindo formas de mobilizar recursos internos, e criar sistemas tributários e fiscais modernos e eficientes.

Olavo Correia acrescentou que era o momento certo para explorar formas de combater a evasão fiscal, fraude e outros delitos que drenam os recursos nacionais.

Vão participar pensadores notáveis, incluindo o Prémio Nobel Roger Myerson, o Presidente do Centro para o Desenvolvimento Global, Masood Ahmed e o CEO do Grupo de Soluções para o Desenvolvimento de África, Samba Bathily, para debater os desafios mais prementes de África.

As discussões abordarão temas como o reforço da posição de África no sistema financeiro internacional, o redesenho do financiamento do desenvolvimento, e a mobilização de recursos públicos e privados nacionais na era da revolução digital.

A economia africana deverá crescer em média 3,4% este ano, após ter tido a pior recessão dos últimos 50 anos em 2020.

Contudo, o crescimento poderá ser negativamente afetado pelo ritmo lento da vacinação e pela incerteza de variantes emergentes como a Ómicron.

Aqueles que desejem acompanhar os trabalhos da conferência são convidados a inscrever-se AQUI.

O que pensas sobre isto? Mais uma conferência? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo dá um “like (gosto)”.

Veja também: Cabo Verde acolhe a Conferência Económica Africana

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.