Conheça as 10 melhores Universidades africanas.

Apesar de todos os problemas de que sofrem os sistemas educativos africanos, o continente não deixa por isso de ter muitas universidades que estão entre as melhores universidades do mundo.

De norte a sul de África essas instituições mantém um nível e excelência educacional de categoria global. E se pensa estudar no continente africano aqui vão os nomes das dez melhores universidades segundo a classificação recente do US News.com.

 

  1. Universidade da Cidade do Cabo

A Universidade da Cidade do Cabo é uma das universidades mais antigas da África do Sul. O seu lema, em inglês, diz simplesmente: ‘Boa Esperança’.

Esta Universidade sul-africana foi classificada como a universidade número um em África e a 109ª a nível global.

A Universidade da Cidade do Cabo é composta por 57 departamentos e 6 faculdades, 1.208 funcionários académicos e 3.179 funcionários não académicos.

Tem seis localizações, algumas das quais urbanos, outras suburbanas e oferece licenciaturas, mestrado, doutorado em vários cursos, incluindo medicina.

 

  1. Universidade de Witwatersrand

A Universidade de Witwatersrand, conhecida como a Universidade de Wits, está localizada em Joanesburgo, África do Sul, e espalha-se por várias localizações. É uma Universidade de Pesquisa e oferece níveis de licenciaturas e pós-graduação.

Esta universidade é classificada como a 212ª melhor universidade na lista das melhores universidades globais.

A Universidade de Witwatersrand que oferece 3.600 cursos, tem sido fiel ao seu nome, desde a sua fundação em 1896 e produziu grandes personalidades que influenciaram o mundo. Nelson Mandela, por exemplo, foi aluno da Universidade de Witwatersrand.

 

  1. Universidade de Stellenbosch

Localizada em Stellenbosch, no coração de Western Cape, África do Sul, está a Universidade de Stellenbosch. É uma universidade pública para pesquisa e a universidade mais antiga da África que permaneceu famosa pela sua excelência acadêmica.

Com quatro localizações, o seu lema é: “A boa educação fortalece o espírito”. É classificada como a 317ª melhor universidade do mundo e a terceira melhor de África.

A Universidade de Stellenbosch oferece licenciaturas e pós-graduação numa ampla gama de estudos, incluindo Direito, Medicina e tem 150 departamentos, divididos entre 10 faculdades.

 

  1. Universidade de KwaZulu-Natal

Esta universidade sul-africana que está classificada em 371º no mundo situa-se na província do KwaZulu-Natal e existe desde 2004 após a fusão com outra universidade – a Universidade de Durban-Westville.

É uma universidade pública e possui cinco localizações, uma dos quais é a antiga Universidade de Durban-Westville.

O lema da Universidade de KwaZulu-Natal é: “Inspiring Greatness” nas suas cores vermelho e preto.

Na Universidade de KwaZulu-Natal, existem quatro faculdades, entre elas a Escola de Medicina Clínica.

A Universidade de KwaZulu-Natal oferece pós-graduação e licenciaturas.

 

  1. Universidade do Cairo

Esta universidade já foi conhecida como a Universidade Egípcia e mais tarde como a Universidade King Fuad I.

Está situada no coração da bela capital do Egipto, Cairo, e é uma das melhores universidades públicas do Egipto, classificada em 392º lugar no mundo e 5ª na África.

A Universidade do Cairo que foi fundada por volta de 1908, tem 20 faculdades e 3 instituições.

A sua Faculdade de Medicina está entre as primeiras escolas de medicina a existir num centro de ensino superior em África, e a sua Faculdade de Direito destaca-se como uma das melhores do continente.

 

  1. Universidade de Joanesburgo

A Universidade de Joanesburgo que está classificada em 417º no mundo e 6º na África, é famosa por ser um dos centros de pesquisa da África do Sul.

Esta universidade de investigação na África do Sul é bem conhecida pelas suas capacidades de pesquisa e pode apoiar as carreiras dos alunos em negócios e economia, engenharia, ciências da saúde e outras áreas.

A universidade oferece programas académicos de classe mundial nos níveis de licenciaturas e pós-graduação.

Tem mais de 50.000 alunos em diferentes programas

A universidade existe desde 2005 após a fusão entre a Rand Afrikaans University, a Technikon Witwatersrand e os Soweto e East Rand da Vista University.

 

  1. Universidade de Ibadan

A Universidade de Ibadan, (geralmente referida pelos locais como U.I), é a 425ª melhor universidade do mundo e a 7ª na África e situa-se no estado de Oyo, na Nigéria e tornou-se Universidade em 1963.

A Universidade de Ibadan concede pós-graduação e licenciaturas uma ampla gama de áreas de estudo, incluindo artes, medicina. A universidade era anteriormente conhecida como University College, Ibadan (UCI).

Seu lema é: “Recte Sapere Fons”, onde se lê: “Pensar direito é a fonte do conhecimento”.

A Universidade de Ibadan foi a primeira instituição a conceder um diploma académico na Nigéria e contribuiu imensamente para o seu crescimento económico, político e social.

Alguns de seus ex-alunos mais notáveis são Chinua Achebe, o grande romancista, e Wole Soyinka, o dramaturgo e Prémio Nobel de Literatura.

 

  1. Universidade de Pretória

A Universidade de Pretória que é uma das principais universidades públicas para pesquisa foi fundada em 1908, tem uma escola de negócios, nove faculdades e oferece mais de 1.800 programas acadêmicos.

A Universidade de Pretória é a 434ª melhor universidade do mundo e a oitava melhore de África.

A universidade que ganhou inúmeros prémios e conquistas em pesquisa a nível internacional e local, concentra-se em obter inovações bem-sucedidas que possam contribuir para a economia da África do Sul e outros países vizinhos.

 

  1. Universidade Mansoura

Classificada como a 477ª do mundo e a 9ª melhor da África, a Universidade Mansoura está localizada no meio do Delta do Nilo, no Egipto.

A universidade foi criada em 1972 como East Delta University e, em 1973, o nome foi alterado para Universidade de Mansoura.

A Universidade de Mansoura é uma das maiores instituições e tem contribuído muito para a vida cultural e científica do Egipto. A universidade abrange muitas disciplinas importantes e possui excelentes instalações médicas. Entre elas, o Centro de Urologia e Nefrologia é um dos maiores da África.

A universidade está entre os principais institutos orientados para a pesquisa em África.

 

  1. Northwest University – África do Sul

A Northwest University ocupa a 510ª posição na classificação das melhores universidades do mundo e surgiu em 2004, após a fusão da Potchefstroom University for Christian Higher Education e da Universidade de Bophuthatswana.

A universidade é conhecida pela sua metodologia de ensino e por se destacar em ciências económicas e de gestão, negócios e governação, psicologia industrial e turismo.

 

O que achas destas universidades? Conhecias alguma? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.