Conheça os Wodaabe do Níger e Chade.

Conhece os Wodaabe? Não? Então vai ficar a conhecer.

África é um dos continentes com alguns povos que ainda mantêm as suas culturas intactas ou quase.

Apresentamos numa série de vários artigos alguns destes povos de África (mas muito poucos) que conseguiram preservar as suas culturas intactas durante séculos.

Em áreas remotas e planícies ricas do continente, existem grupos de pessoas que continuam a viver pacificamente, sem depender de nenhuma das invenções que o mundo moderno tanto valoriza.

Trazemos aos nossos leitores algumas dessas comunidades cujas tradições, costumes e modo de vida têm resistido surpreendentemente ao teste do tempo e à força arrebatadora da modernização.

Embora discutível para uns, não podemos deixar de reconhecer a coragem dos que continuam a viver da maneira que os seus antepassados viveram há gerações.

 

O Povo Wodaabe

Um dos povos africanos com práticas culturais únicas é o Wodaabe do Níger e Chade, tradicionalmente pastores de gado, nómades, que vivem numa região semiárida no sul do Deserto do Saara.

Nas suas viagens migratórias cobrem uma vasta extensão, onde viajam com seu gado e famílias pelas áreas áridas do Níger, Nigéria, Camarões, Chade e República Centro-Africana.

Os Wodaabe dão grande ênfase à beleza e ao charme, pois isso desempenha um papel vital na sua cultura.

Quando se trata de estabelecer relacionamentos, a responsabilidade recai sobre o homem, que deve atrair a atenção de uma mulher.

Por causa disso, os homens investem grandes quantias de tempo, dinheiro e esforço para se embelezar.

 

O festival de Gerewol

Festival de Gerewol
Festival de Gerewol

Uma vez por ano, reúnem-se num festival conhecido como Gerewol.

Embora o local da cerimónia seja divulgada com relativa pouca antecedência, é sempre realizada no fim da estação das chuvas na zona do Sahel, para que haja pastos em abundância para o gado.

Durante este prestigioso festival Gerewol, os homens competem por amor, pintam o rosto com cores vivas, vestem roupas coloridas e elaboradas e executam uma série de coreografias para atrair as mulheres.

As danças, que duram horas, são apresentadas perante juízes que escolhem os homens que acham mais bonitos.

 

Tradição

Mulheres Wodaabe
Mulheres Wodaabe

Na tradição para as mulheres wodaabe, homem atraente é aquele que é alto, tem dentes brancos e regulares, além de rosto simétrico.

Os Wodaabe falam a língua Fula e são um subgrupo da grande Nação Fula que está espalhado por toda a África Ocidental e mais além, até aos Camarões.

“Wodaabe” também significa “povo do tabu”, que se acredita ser uma referência à sua especificidade dentro do ramo dominante da cultura Fula.

Também chamados “Mbororo”, que na língua Fula significa – aqueles que vivem em acampamentos de gado.

Os Wodaabe teem um código de ética (pulaaku) que valoriza e enfatiza a reserva e semteende (modéstia), munyal (paciência e fortaleza), hakkilo (cuidado e premeditação) e amana (lealdade).

 

O que pensas sobre isto, é interessante, não é? Já tinha ouvido falar dos Wodaabe? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Veja Também:

Conheça os Tuaregues, guerreiros do Saara

Conheça os Massai do Quénia

Conheça o Povo San do Kalahari

Conheça os Pigmeus da África Central

Conheça o Povo Dogon do Mali

Conheça o Povo Turkana do Quénia

Conheça o Povo Himba da Namíbia

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.