Costa do Marfim lança o primeiro veículo em 2022.

A Costa do Marfim lançou os primeiros veículos fabricados no país e que levam a menção “Made in Cote d’Ivoire”

O veículo, um miniautocarro chamado “Daily Ivoire”, faz da Costa do Marfim, o primeiro país do continente africano a ter uma linha de montagem de miniautocarros.

A linha de montagem está em pleno funcionamento e permite a criação imediata de 500 novos postos de trabalho ocupados por trabalhadores nacionais

O lançamento deste veículo enquadra-se no âmbito da modernização dos sistemas de transporte rodoviário e na sua vontade de diversificar a economia nacional através da industrialização.

Nesse sentido o Governo celebrou vários acordos no setor da indústria automóvel, e em particular com a empresa IVECO.

Objetivo apoiar a retoma das atividades das indústrias SOTRA, através da construção de uma unidade de montagem de veículos utilitários do tipo miniautocarro, muito utilizados principalmente no transporte de pessoas na Costa do Marfim (transporte urbano vulgarmente designado por “Gbaka” e interurbano designado por “Massa”) e em África em geral.

O processo de instalação da unidade de montagem foi lançado em 2018 e marca a vontade de fazer da industrialização o grande pilar da transformação estrutural da economia.

A linha de montagem está em pleno funcionamento e permite a criação imediata de 500 novos postos de trabalho ocupados por trabalhadores nacionais.

Os funcionários, engenheiros e trabalhadores, foram, portanto, treinados apesar das restrições de viagens internacionais devido ao Covid-19.

Hoje a fábrica, tem a capacidade de produção anual inicial de 1.000 miniautocarros de 26 lugares, configuráveis ​​como ambulâncias, autocarros frigoríficos, utilitários de transporte de materiais e mercadorias em geral.

Esta é uma linha de montagem completa que dá origem à autorização para ostentar a menção “Made in Côte d’Ivoire” nos veículos que aí são montados.

Estes veículos serão comercializados inicialmente na África Ocidental e Central, e posteriormente em toda a África, através da rede de distribuição da empresa IVECO.

A realização deste projeto destaca os esforços de modernização do setor de transportes e quer demonstrar que a economia do maior país da zona UEMOA, está de volta.

Mostra também “empenho em garantir que o setor dos transportes garanta segurança e conforto a todos os utentes e seja um setor limpo, moderno, e portador de empregos inovadores para os jovens”, declarou o ministro dos Transportes da Costa do Marfim, Amadou Koné.

O lançamento e apresentação desta linha de montagem e do veículo produzido inauguram uma nova era na indústria automóvel na Costa do Marfim, mas também para os utentes dos transportes públicos.

O país, que registou, graças às reformas empreendidas pelo governo desde 2017 no setor de transportes, um crescimento histórico de 57% na venda de veículos novos em 2021, prepara-se para receber linhas de montagem de outras marcas.

 

O que achas disto? A Costa do Marfim Terá capacidade para produzir estes autocarros? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.