A Fitch Ratings confirmou a classificação ‘B +’ com perspetiva positiva da Costa do Marfim e prevê um equilíbrio entre as perspetivas de forte crescimento económico, déficits fiscais e externos relativamente baixos e os riscos políticos, indicadores de desenvolvimento baixos e alta dependência de alguns produtos de exportação, lê-se num relatório desta agência de notação, datado de 17 dezembro de 2020, a que teve acesso Mercados Africanos.

A perspetiva positiva reflete a expectativa da Fitch Ratings de que a adesão contínua das autoridades à prudência fiscal e às reformas reverterão gradualmente a deterioração temporária nas finanças públicas devido ao choque da pandemia do coronavírus e estabilizarão a dívida pública bem abaixo.

Segundo o mesmo documento, a Fitch ratings também espera que as tensões políticas internas diminuam gradualmente e que a economia marfinense retome uma trajetória de forte crescimento à medida que o impacto da pandemia enfraquece, sempre e quando se mantenha um gestão macroeconómica forte que continue a prevenir desequilíbrios significativos.

As perspetivas para a atividade económica da Costa do Marfim continuam robustas e a Fitch espera um crescimento médio do PIB de 6,3% em 2021-2022, ultrapassando as médias previstas de 3,2% e 4,8%, respetivamente. Segundo esta agencia de classificação a recuperação será impulsionada pela retomada dos projetos de infraestrutura, uma expansão da manufatura leve e serviços e forte produção agrícola.

O governo está atualmente a preparar um novo plano de desenvolvimento nacional (PND 2021-2025) que visa melhorar a diversificação da economia, impulsiona o valor agregado nas exportações e atacar os estrangulamentos estruturais devido à falta de infraestrutura e fraquezas no capital humano.

Por outro lado a Costa do Marfim continua a beneficiar de um forte apoio dos credores, sustentado pelo desempenho satisfatório do governo nos sucessivos acordos assinados com o FMI, conclui a Fitch ratings.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.