Costa do Marfim: Nova Embaixadora portuguesa

O Presidente da República Portuguesa nomeou, para o cargo de Embaixadora de Portugal em Abidjan, Costa do Marfim, sob proposta do Governo, a ministra plenipotenciária de 2.ª classe Maria da Conceição de Sousa Pilar. num decreto publicado neste Sábado, 4 de março 2022, no Diário da República, a que teve acesso Mercados Africanos.

Recorde-se que Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares.

Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.

O Presidente costa-marfinense, Alassane Ouattara, esteve em Portugal, numa visita, em setembro de 2017, e em 2019 Marcelo Rebelo de Sousa foi o segundo Presidente português a visitar o “motor” da economia da UEMOA, independente da França desde 1960, depois da Mário Soares.

A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também e sobretudo devido à situação de instabilidade no país.

A representação diplomática de Portugal, está, por agora, na responsabilidade da embaixada de Portugal em Dacar, Senegal.

A reabertura da representação diplomática portuguesa na Costa do Marfim, com uma embaixada em Abidjan, foi anunciada em 12 junho de 2019 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e confirmada pelo Presidente da República no dia seguinte, durante uma visita de Estado à Costa do Marfim.

A mesma esteve prevista para 2020, mas em setembro do ano passado (2021) numa reunião com o seu homólogo costa-marfinense em Nova Iorque, à margem de um evento das Nações Unidas, o ministro português dos Negócios Estrangeiros Santos Silva, garantiu que a reabertura da embaixada portuguesa na Costa do Marfim estava próxima.

 

O que achas disto? A retoma da abertura da embaixada na Costa do Marfim, não será prematura? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Pedro Granadeiro/Global Imagens
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.