Dangote cria mais-valia na Nigéria.

A Dangote Fertilizer Limited, uma entidade do Grupo Dangote, assinou nesta quarta-feira, 2 de Março de 2022, um contrato de entrega de gás com a Nigerian National Petroleum Company (NNPC) Limited e os seus parceiros de joint venture (JV), incluindo Shell, Total e Eni.

O acordo prevê a entrega de 70 milhões de pés cúbicos padrão (Scuf) de gás por dia. Foi assinado em Abuja à margem da quinta Cimeira Internacional de Energia da Nigéria (NIES 2022), com o tema “Revitalizing Industry: Future Fuels and Energy Transition”.

O acordo visa também aumentar a produção local de fertilizantes no país.

O Diretor-geral do Grupo NNPC, Malam Mele Kyari, disse durante a cerimónia de assinatura que o acordo faz parte do esforço para garantir uma maior utilização do gás no país, através da conversão ou rentabilização na forma de Gás Natural Liquefeito.

O chefe da NNPC sublinhou que:

“Mais, mais importante, é uma plataforma que aumentará a produção local de fertilizantes no nosso país e enquadra-se no esforço do governo para garantir que nos tornemos autossuficientes na produção de fertilizantes no país e, especificamente, para a importação zero de fertilizantes neste ano”.
“Atualmente, o grupo Dangote fornece cerca de 65 por cento de toda a produção nacional de fertilizantes. E estamos felizes em assinar o Contrato de Fornecimento de Gás com eles” salientou ele a terminar.

Pelo seu lado, o Presidente do Grupo Dangote, Alhaji Aliko Dangote, disse que o gás adicional traria mais divisas para o país tendo em vista a crise energética que se avizinha.

Segundo ele, além do Egito, nenhum outro país africano tinha essa capacidade, acrescentando que a produção alimenta o mercado interno e que poderia exportar pelo menos 1,8 mil milhões de dólares, ou seja, uma entrada de divisas no país.

O presidente da Shell Company da Nigéria, Osagie Okunbor, disse:

“É muito importante para este país porque a Dangote já produz a maior parte dos fertilizantes e sabemos o quão importante é o assunto da agricultura e não apenas para a segurança energética, mas também para a segurança alimentar”.

 

O que achas dos investimentos da Dangote? É importante para a Nigéria esta fábrica? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

 

Ver Também:

Nova Refinaria Dangote arranca em breve

Imagem: © 2019 Business a.m.
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.