Dangote diversifica-se e fabrica carros.

O grupo Dangote anunciou que inaugurou uma fábrica de montagem de veículos na semana passada em joint venture com a multinacional francesa PSA Peugeot-Citroen e o governo do estado de Kaduna (noroeste da Nigéria).

Esta unidade de produção, denominada Dangote Peugeot Automobiles Nigeria Limited (DPAN) e localizada em Kaduna, tem uma capacidade de montagem de 120 veículos por dia.

O objetivo é o de reduzir as importações de veículos usados, num mercado, dominado tradicionalmente por multinacionais estrangeiras e que assiste agora à chegada de operadores locais.

A instalação da fábrica permite ao grupo diversificar as suas atividades. Além dos veículos de uso pessoal, o grupo já contava com uma unidade de montagem pesada, instalada por meio de uma joint venture com a Sinotruck.

Isso ocorre em um contexto em que vários países do continente estão a trabalhar para terem as suas próprias unidades de fabricação de veículos.

É uma política que permite reduzir as importações de viaturas usadas, cujos custos de aquisição para alguns se situam no mesmo nível que os de viaturas novas devido aos custos de envio e direitos alfandegários.

Soma-se a isso o custo ambiental atrelado à idade dos veículos importados, cujas emissões de gazes na natureza são verdadeiros poluentes.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), no seu relatório publicado em outubro de 2020, indicou que a África é o primeiro destino de veículos usados ​​no mundo.

Representa 40% das importações de um total de 14 milhões de veículos ligeiros usados ​​adquiridos em todo o mundo no período de 2015 a 2018.

Em dezembro de 2021, o Bureau of Statistics da Nigéria revelou num relatório que o país, que é o maior consumidor desses tipos de veículos no continente, importou quase 1,3 mil milhões de dólares entre janeiro e setembro de 2021

 

O que achas deste artigo? É bom serem os países africanos a produzirem os seus próprios veículos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.