Dangote: Fábrica de fertilizantes arranca esta semana

O africano mais rico do mundo com uma fortuna de 12,1 mil milhões de dólares e presidente do grupo Dangote, Aliko Dangote, disse que a fábrica de fertilizantes avaliada em 2 mil milhões de dólares localizada em Ibeju Lekki, Lagos, começará as operações esta semana.

O anúncio foi feito por Aliko Dangote no sábado (20/03) durante uma visita ao Governador de Lagos, na Zona Franca de Lekki e às instalações da sua , “Petroquímica Dangote”.

O empresário bilionário, que anunciou o início das operações da fábrica de fertilizantes nesta semana, revelou ainda que a refinaria será concluída ainda este ano e a produção começará no primeiro trimestre de 2022.

A fábrica de fertilizantes tem capacidade anual de três milhões de toneladas de ureia e amônia, a maior do mundo e está s ser construído na Zona Franca de Lekki, que alberga outras fábricas, incluindo a refinaria de Dangote e o porto de Lekki, com 650.000 barris de petróleo por dia.

Isso torna a Nigéria o único país exportador de ureia na África Subsaariana. As fábricas de fertilizantes e petroquímicas poderão vir a gerar um lucro de 2,5 mil milhões de dólares por ano.

Godwin Emeiele, governador do Banco Central da Nigéria, disse que a refinaria de Dangote vai vender derivados de petróleo refinado em naira, a moeda da Nigeria, desde o início da produção, o que economizará ao país incalculáveis divisas.

“Estou a dizer que na mesma época do ano que vem, as economias feitas na importação de produtos petrolíferos, petroquímicos ou fertilizantes salvará as reservas em divisas da Nigéria”, disse Godwin Emefiele.

Lembramos que a Refinaria de Petróleo Dangote é um projeto de refinaria integrado de 650.000 barris por dia (BPDe espera-se que seja a maior refinaria de petróleo em África e com uma infraestrutura de tubulação que é a maior do mundo, com 1.100 quilómetros para encaminhar 3 mil milhões de pés cúbicos de gás por dia.

A refinaria terá a capacidade de atender a 100% as necessidades da Nigéria em produtos refinados de petróleo e ficará ainda excedentes de cada um desses produtos para exportação.

A Dangote Industries Limited investiu cerca de 12 mil milhões de dólares.

A Refinaria de Petróleo Dangote criará negócios de 11 mil milhões de dólares por ano para o petróleo nigeriano.

Veja Também:

Dangote continuou a ser o africano mais rico em 2021

Nigéria: Dangote injeta mil milhões de dólares na refinaria de açúcar

Dangote compra ou não compra o Arsenal?

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.