Em entrevista exclusiva ao Mercados Africanos, Dário Camal Membro do Conselho Consultivo da União Africana e Presidente do Conselho da Juventude da União Africana, deu a sua opinião sobre o papel que a diplomacia angolana vem ocupando na região e sobre a crescente onda de terrorismo no norte de Moçambique, Cabo Delgado.

Dário Camal considera positivo, o facto de Angola avançar pela segunda vez para a presidência rotativa da Conferência Internacional dos Grandes Lagos, e que também acha muito bom o facto de Angola estar a acompanhar de perto o que se passa na República Democrática do Congo.

O também enviado especial da União Africana elogiou o facto de a diplomacia angolana estar a melhorar muito no continente. “Acho que Angola tem espaço para continuar a melhorar, e vejo isto como uma forma muito positiva de desempenhar um papel importante no desenvolvimento do continente, mesmo a zona de livre comércio que toda gente almeja só vai funcionar se todos os países tiverem paz, porque a circulação de pessoas e bens não se faz em lugares de instabilidade” disse Dário Camal, que rematou dizendo que Angola está a demonstrar algum poder diplomático.

Sobre o terrorismo em Cabo Delgado, Dário Camal e também conselheiro do atual presidente em exercício da União Africana, baseado em Moçambique disse ser muito difícil perceber como é que o terrorismo chegou à Cabo Delgado. “Não sei se está relacionado com o petróleo, com gás ou se são outros problemas étnicos, se são problemas de ingerência, se é sabotagem…a verdade é que estes ataques já duram desde 2017 e têm-se acentuado. Agora temos o problema de inúmeros deslocados de guerra, mas a verdade é que o Serviço de Inteligência de Moçambique está a fazer um bom trabalho”

Dário Camal disse igualmente que se esperava mais apoio de outros países, mas ao mesmo tempo compreende que se está numa fase muito complicada por causa da pandemia. Mas ainda assim houve um interesse muito grande por parte dos países da SADC em enviar apoio nos próximos tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.