Digitalização: O grande “salto” dos bancos africanos

Tal como Mercados Africanos tem vindo a noticiar ao longo do último ano, o sistema bancário africano deu um “salto” digital enorme, em parte, devido à pandemia.

No entanto também se deve reconhecer que mesmo antes do COVID-19, os avanços nas novas tecnologias financeiras (fintech na sigla inglesa) tinham sido enormes, como forma de atrair os clientes potencias que não tinham os critérios para abrirem contas tradicionais.

Aqui ficam dois, entre dezenas de exemplos, que testemunham da “revolução” digital africana.

Neste quadro o Equity Bank do Ruanda lançou uma nova plataforma digital chamada “EazzyFX” para facilitar de transações cambiais.

“A negociação forex online” permitirá que os clientes convertam moedas sem ter que ir fisicamente às instalações do Banco ou às casas de cambio.

A iniciativa insere-se na nova estratégia de digitalização do banco, mas também na diversificação das fontes de receitas, segundo o jornal ruandês New Times.

“No mundo de hoje, as soluções de banco digital como o EazzyFX provaram ser as soluções que os nossos clientes procuram para ajudar os seus negócios a tornarem-se mais competitivos, reduzindo o tempo e a distância”, disse Hannington Namara, diretor administrativo do Equity Bank Ruanda.

A plataforma também substituirá o atual estatuto das taxas de câmbio no Equity Bank, permitindo que os clientes acederem às mesmas automatizadas por meio do telemóvel ou computador.

Subsidiária do grupo bancário queniano Equity Group Holding, o Equity Bank do Ruanda possui 14 agências com uma rede de 21 caixas eletrônicos.

Por seu lado o Stanbic Bank Botsuana anunciou, recentemente, que tinha lançado o aplicativo móvel “eMarketTrader”.

Esta iniciativa segue-se ao lançamento do eMarketTrader em 2019, que deu aos clientes acesso a taxas de câmbio (FX) em tempo real.

Este novo aplicativo oferece aos clientes serviços que atendem às necessidades modernas de fazer negócios.

“Como Stanbic Bank Botsuana, temos o compromisso de conectar os nossos clientes a soluções digitais que oferecem simplicidade e conveniência, facilitando a sua experiência bancária. Trata-se de usar os nossos conhecimentos e criar valor agregado para os nossos clientes e isto está no centro do que fazemos”, disse Lebea Sephuma, chefe de mercados globais do Stanbic Bank Botsuana.

O aplicativo móvel eMarketTrader, disse ele, é mais um passo nessa direção e “estamos orgulhosos de lançá-lo como parte dos nossos esforços mais amplos de oferecer novos horizontes ao cliente.”

O eMarketTrader está disponível para download no iOS e Android sem custo adicional e pode ser usado por qualquer cliente com uma conta eMarketTrader no Stanbic Bank.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.