DP World e Grupo CDC investem 1,7 mil milhões de dólares nos portos africanos.

O “gigante” dos portos de Dubai, DP World e a agência de financiamento para o desenvolvimento do Reino Unido, CDC Group, anunciaram nesta terça-feira, 12 de outubro 2021, um investimento conjunto de até 1,72 mil milhões de dólares em infraestrutura logística em África, num comunicado lido por Mercados Africanos

O projeto começará com a modernização e expansão de três portos operados pela DP World em Ain Sokhna no Egito, Dacar no Senegal e Berbera na região norte da Somália, a Somalilândia.

Após essa primeira fase, os investimentos conjuntos serão estendidos para outras regiões de África.

Espera-se que o comércio possibilitado pelas expansões atuais crie 138.000 oportunidades de emprego adicionais em toda a economia.

Em 2035, espera-se que os portos apoiem indiretamente a estabilidade do emprego para cerca de 5 milhões de pessoas.

Num comunicado conjunto, os dois grupos afirmam que o investimento consistirá num financiamento de mil milhões do DP World e de 320 milhões do CDC, investimento, este, que poderá vir a chegar a mais 400 milhões.

“O DP World está comprometido com a África a longo prazo e vê oportunidades significativas para o crescimento futuro em todo o continente. A parceria com o CDC oferece flexibilidade para acelerar e capitalizar essas oportunidades. Ao combinar o nosso conhecimento profundo de portos e logística e a experiência do CDC em investimento em infraestrutura em África, podemos aumentar a eficiência da cadeia de abastecimento, melhorar a conectividade comercial e, em última análise, aumentar o valor para todas as partes interessadas”, disse Sultan Ahmed bin Sulayem, Presidente e CEO do DP World Group.

De acordo com o gerente da CDC para a África, Tenbite Ermias, a parceria planeia investir, junto com os portos, em infraestrutura como depósitos de contentores e parques empresariais.

O CDC terá participações minoritárias em todos os três portos, disse ele, com a DP World cedendo ações em todos eles.

pub

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.