Duro Golpe: Moody’s baixa Gana de B3 para Caa1.

Uma das três maiores agências globais de notação creditícia a Moody’s Investors Service (“Moody’s”) baixou, nesta sexta-feira, 4 fevereiro 2022, a notação do Gana de B3 para Caa1 de B3 com mudança de perspetiva negativa para estável, lê-se no comunicado do Ministério das Finanças do Gana, publicado nesta segunda-feira, 7 fevereiro 2022, que critica essa decisão.

Segundo os economistas da Moody’s a descida para Caa1 reflete a tarefa cada vez mais difícil que o governo enfrenta para lidar com os desafios interligados de liquidez e dívida.

A Reuters que também divulgou a noticia, escreveu “que os títulos soberanos Gana, emitidos em dólares de Gana caíram na segunda-feira depois de a Moody’s ter baixado a classificação de crédito do país – uma medida duramente criticada pelo governo”.

“Os títulos emitidos nos mercados de capitais internacionais caíram ao longo do dia, com algumas dívidas de prazo mais longo caindo quase 3 centavos de dólar e sendo negociadas a pouco mais de 70 centavos, mostraram dados da Tradeweb”, ainda segundo a Reuters.

Para os analistas da Moody’s a fraca geração de receita restringe a flexibilidade orçamental do governo e as condições de financiamento apertadas nos mercados internacionais forçaram o governo a depender de dívidas caras com vencimento mais curto.

A Moody’s estima que os pagamentos de juros absorverão mais da metade da receita do governo no futuro próximo, o que é excecionalmente alto em comparação com seus pares em todos os níveis de classificação.

No entanto os analistas da Moody’s apesar de reconhecerem que as reservas externas de Gana e o cronograma moderado de amortização da dívida externa nos próximos anos podem dar ao governo uma oportunidade para cumprir com a sua estratégia, consideram que as pressões de pagamentos aumentarão as grandes necessidades de financiamento do governo que dependem de fontes domésticas.

 

O que achas desta notação do Gana? Não será demasiado duro? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.