É preciso valorizar o potencial marinho africano.

A União Africana está a desenvolver estratégias que visam relançar a economia azul, através de investimentos nas pescas e na aquacultura, bem como na proteção dos ecossistemas marinhos, segundo a Comissária africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável.

Josefa Sacko, que falava por ocasião da semana da África na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), divulgada a partir de Addis Abeba (Etiópia), destaca que para uma África resiliente, apesar dos impactos causados pela Covid-19, torna-se crucial aprofundar as questões que o continente enfrenta, como, oceanos, paz e desenvolvimento sustentável. 

A comissária africana enfatizou que o tema deste ano da semana africana na UNESCO, “O Oceano, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável de África” está em  linha com o da União Africana para o corrente ano, nomeadamente, as artes, a cultura e o património.

A estratégia da Comissão da União Africana concentra-se nos cinco vetores críticos da economia azul, nomeadamente, a pesca, aquacultura e conservação de ecossistemas, navegação, transporte e comércio marítimo.

A angolana Josefa Sacko enfatizou que se deve aproveitar “esta oportunidade oferecida pela Semana da África na UNESCO para aumentar o enorme e há muito negligenciado potencial que os oceanos e a gestão dos recursos biológicos vivos representam como essenciais para a conservação e o uso racional e sustentável dos recursos marinhos”. 

Fazem parte destas ações, a energia sustentável, extração mineral, gás, indústrias inovadoras, sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e infraestrutura costeira, governança e ações sociais.

Considerou que os atos de pirataria representam uma ameaça real não apenas para a paz e a segurança dos navios e suas tripulações, mas também para as economias dos países afetados, especialmente no Golfo da Guiné e no sudoeste do Oceano Índico.

 

O que achas disto? África precisa investir mais nos recursos marinhos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2020 Kenneth Gerhardt / Gallo Images
close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.