Ecobank, 112 milhões de dólares para apoiar PME.

O grupo Ecobank assinou um acordo para uma linha de crédito de longo prazo de 112 milhões de dólares ao longo de nove anos com o Banco Europeu de Investimento (EIB).

Este financiamento destina-se a PMEs africanas e aos setores mais afetados pela pandemia.

O financiamento a dividir por três (3) sub-regiões: África Ocidental e Central, África Oriental e África Austral, vai ser fornecido através de subsidiárias do Ecobank, para projetos de investimento realizados por empresas do setor privado.

O BEI disponibilizou esse financiamento, através do seu mecanismo de resposta rápida Covid-19, a entidades do setor privado ativas em setores produtivos elegíveis com menos de 3.000 funcionários.

“Esta última cooperação com o Grupo Ecobank ajudará as empresas a enfrentar melhor os desafios desencadeados pela pandemia COVID-19, a desbloquear oportunidades económicas e sociais, especialmente para as PMEs e empresas pertencentes a mulheres”, em toda a África Subsaariana nas próximas  semanas ”, disse Ambroise Fayolle, vice-presidente do BEI.

Este acordo de surge na sequência da assinatura pelo BEI de um empréstimo de 12,5 milhões de euros ao Ecobank Malawi em dezembro de 2020, para melhorar o acesso ao financiamento para as PME do setor agrícola no Maláui, a fim de alargar e modernizar os seus equipamentos.

Recorde-se que o Ecobank começou com uma ideia de se abrir um banco para toda a África Ocidental e depois para toda a África para servir a comunidade empresarial em geral. Os fundadores do Grupo Ecobank imaginaram um banco africano para africanos.

Os objetivos do Ecobank são fazer dele um grupo pan-africano moderno próspero e que contribua para o desenvolvimento económico e a integração financeira do continente.

Em outubro de 1985, a primeira filial do Ecobank foi aberta no Togo.

Apesar da agitação política da década de 1980 em África, e contra todas as probabilidades, o Grupo Ecobank abriu filiais em cinco países africanos em 1988. De 1997 a 2001, a cobertura do grupo aumentou de cinco para doze países.

Hoje, o Grupo Ecobank é uma instituição de classe mundial e um orgulho africano. Presente em 35 países da África Subsaariana, a marca Ecobank é sinónimo de atividade bancária segura e moderna em África.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.