Ecobank: 35 milhões de dólares para financiamento do comércio.

O BAD aprovou um mecanismo de partilha de riscos de 35 milhões de dólares com a EBI SA, filial do Ecobank International, para as suas atividades de financiamento do comércio em África.

O mecanismo responde à forte procura de financiamento do comércio em África na agricultura, transportes, construção, saúde e produção artesanal, e é consistente com 3 das 5 principais prioridades estratégicas do Banco, nomeadamente: Industrializar, Integrar e Alimentar África.

Está também em linha com as prioridades operacionais da Estratégia do Banco para o Desenvolvimento do Setor Financeiro, que promove um maior acesso ao financiamento para as pequenas empresas e o alargamento e aprofundamento dos mercados financeiros africanos.

A renovação da parceria com o Ecobank surge numa altura em que a maioria dos bancos emissores africanos está a debater-se com o impacto negativo da pandemia de Covid-19, disse Stefan Nalletamby, Diretor para o Desenvolvimento do Setor Financeiro no Banco Africano de Desenvolvimento.

“As instituições estão a enfrentar sérias limitações na obtenção de veículos financeiros adequados por parte dos bancos internacionais para apoiar as pequenas empresas africanas e as empresas locais envolvidas no comércio internacional. O mecanismo apoiará mais de 50 bancos emissores que operam em 35 países africanos e deverá assegurar cerca de 300 milhões de dólares em transações comerciais durante um período de três anos”, afirmou Nalletamby.

“Estamos satisfeitos com este novo mecanismo em parceria com o Ecobank, uma vez que permite a utilização flexível da robusta capacidade de risco do Grupo Banco, com rating AAA, para aumentar o acesso ao financiamento para o comércio no continente, e mais especificamente, para apoiar o acesso ao financiamento para as pequenas e médias empresas e para empresas locais que operam em estados frágeis”, disse o Diretor-Geral Adjunto do Banco para a África Ocidental, Joseph Ribeiro.

Recordamos que o Ecobank Transnational Incorporated está sediado em Lomé, no Togo, como um conglomerado bancário (‘holding’) pan-africano.

Tem presença em 32 países africanos e está representado em França através da sua filial, Ecobank International, EBI SA.

O Ecobank tem escritórios de representação em Pequim (China), Dubai (Emiratos Árabes Unidos) e no Reino Unido.

As suas ações estão cotadas nas Bolsas de Valores do Gana, Nigéria e da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

O que pensas sobre isto? Precisamos de mais iniciativas como esta? Sim ou não? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo dá um “like (gosto)”.

Ver Também: Ecobank, 112 milhões de dólares para apoiar PME

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.