Edouard Mendy: Saiba mais sobre o Senegalês “Voador

Edouard Mendy – Entre a Guiné-Bissau e o Senegal

Filho de pai guineense e mãe senegalesa, Edouard Mendy nasceu em França, foi chamado à seleção da Guiné-Bissau para dois amigáveis em Portugal frente ao Estoril Praia e Belenenses.

Nessa altura, o guarda-redes aceitou o convite, mas, mais tarde, quando foi novamente chamado, desta vez para o apuramento para a Taça das Nações Africanas, acabou por recusar.

“Quando a Guiné-Bissau me chamou para os dois particulares em Portugal o meu pai estava muito doente, quase a morrer, e eu quis dar-lhe essa alegria de jogar pelo país dele. Mas o meu sonho sempre foi representar a seleção do Senegal, de onde a minha mãe é natural”, revelou, mais tarde, Mendy, citado pela imprensa nacional.

Atualmente, Edouard Mendy soma já vários jogos na baliza da seleção senegalesa.

A 24 de setembro de 2020, Edouard Mendy deixou o Rennes para rumar ao Chelsea, e saltar para a Premier League a troco de 24 milhões de euros e de repente o futebol inglês e mundial ficou de olhos postos na baliza dos “blues”.

Tudo isto porque Mendy igualou o recorde do inconfundível Petr Cech. Nos primeiros sete jogos em que defendeu a baliza dos “blues”, o guardião de 28 anos sofreu apenas um golo. Para encontrar um registo similar ao de Mendy é preciso voltar a 2004, quando Peter Cech conseguiu a mesma proeza.

Foi o próprio Petr Cech que explicou a contratação de Edouard Mendy.

“Tínhamos Kepa e Willy Caballero. Mas decidimos que, como o Kepa estava a passar por um momento difícil em que as coisas não estavam a dar certo, acrescentar outro guarda-redes ao nosso grupo e acordámos em trazer o Edouard. E até agora tem-se saído muito bem. Vi trinta ou quarenta guarda-redes nos últimos meses e ele foi o que sempre esteve na minha cabeça”, admitiu o antigo guarda-redes vedeta do Chelsea.

O magazine francês “Stades” considerou Mendy o melhor guarda-redes da Liga dos Campeões de 2021, igual opinião teve a UEFA, recentemente.

Recorde-se que em 9 jogos, Mendy fez 7 partidas limpas e 24 defesas. Em termos de estatísticas, superou Ederson (Man City), Thibaut Courtois (Real Madrid), Keylor Navas (PSG). Édouard Mendy tem em média 0,22 golos sofridos por jogo. De 24 remates no alvo da sua baliza ele defendeu 23.

Mas afinal, quem é Edouard Mendy?

Edouard Mendy começou no futebol pela mão do pai que, aos 7 anos, o levou a um treino do Caucriauville, um clube de bairro em Le Havre, em Paris. Seis anos depois, aos 13, foi chamado para os escalões de formação do clube.

O estatuto de suplente não agradou ao jovem guarda-redes que deixou o clube ao fim de um ano para ingressar no CS Municipaux Le Havre.

Quando subiu ao escalão de sénior, Mendy mudou-se para o AS Cherbourg, equipa dos escalões inferiores franceses, mas ainda passou pelo Marselha B, mas foi no Reims, em 2016/17, que deu o ‘salto’ para a Liga francesa, mantendo-se três épocas no clube, antes de assinar na última pelo Rennes e um ano foi o suficiente para dar o tão esperado salto para a Premier League inglesa.

Premier League: Edouard Mendy, o Senegalês “Voador”

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.