Fundo Verde para o Clima (GCF), a União Europeia (UE) e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) criaram dois programas para fornecer 220 milhões de euros a bancos egípcios para serem investidos em projetos verdes liderados por pequenas e médias empresas egípcias (PMEs).
Os fundos são atribuídos através de dois programas com bancos locais, parceiros do BERD.
O primeiro programa, denominado “Cadeia de Valor Verde”, permitirá que pequenas e médias empresas (PMEs) invistam em tecnologias de ponta e soluções de mitigação e adaptação climática que melhorem a competitividade e fomentem o desenvolvimento de cadeias de valor verdes.
O programa também apoia atividades que melhoram a igualdade de oportunidades para homens e mulheres no acesso a financiamento para tecnologias e soluções verdes.
O segundo programa apoia empresas e proprietários que desejam investir em tecnologias verdes.
Os quatro bancos parceiros deste programa são : o NBK Egypt, o QNB Alahli, o Alexbank e o Arab African International Bank e os 220 milhões de euros serão emprestados a PMEs egípcias para o desenvolvimento de tecnologias verdes, aplicações de energia renovável, irrigação agrícola e equipamentos de recolha de água da chuva, entre outros.