O governo da República Árabe do Egito e da república do Sudão, através dos respetivos ministérios dos transportes, concordaram em construir uma linha ferroviária de 609 quilómetros que ligasse os dois países.

O acordo estabelece que a rota começará desde a cidade de Abu Hamad, na região oriental do Sudão, até à fronteira egípcia do lado da África Oriental, e da cidade de Assuão, no Egito, até à fronteira com o Sudão, no interior norte-africano.

Ambas as partes examinaram formas de adquirir financiamento para os estudos de viabilidade do projeto.

É provável que o financiamento seja através do Fundo do Kuwait para o Desenvolvimento Económico Árabe, conhecido como Fundo do Kuwait, e que é uma agência do Estado do Kuwait para a prestação e administração de assistência financeira e técnica aos países em desenvolvimento.

À margem da assinatura do acordo para a criação da linha ferroviária, os dois países discutiram igualmente as possibilidades de construção de uma rede rodoviária que ligue o Egito ao Sudão através do Chade e outra que se estende do Cairo à Cidade do Cabo, passando pelo Sudão entre outros nove Estados africanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.