Egito: Tâmaras valem 100 milhões de dólares.

O Egito quer aumentar o valor de suas exportações para 100 milhões de dólares até 2024

As tâmaras são um dos produtos agrícolas em que o Egito tem vantagem comparativa.

Se o país já tem o estatuto de maior produtor mundial, agora quer ter um papel maior nas exportações.

No Egito, a indústria de tâmaras tem grandes ambições no mercado global.

De acordo com Mohammed Al-Qarsh, chefe do grupo de trabalho de frutas no Conselho de Exportações Agroalimentares, a indústria espera aumentar a sua receita internacional de 40 milhões atualmente para 100 milhões até 2024.

Essa abordagem deverá permitir o aproveitamento da crescente procura global pelo produto e terá como foco mais especificamente a Europa e a América do Sul, que anualmente importam 44 mil toneladas de tâmaras da terra dos faraós.

Dentro desse objetivo, o setor pretende não apenas cultivar novas variedades da fruta de grande procura, mas também aumentar o valor agregado das suas exportações.

Este último ponto deve ser alcançado com o melhoramento do acondicionamento das tâmaras e com a fabricação de diversos subprodutos como pó, pasta e melaço.

Recorde-se que o Egito é o maior produtor mundial de tâmaras com 1,7 milhão de toneladas por ano, embora permaneça bastante aquém do comércio mundial devido à importância do consumo interno das tâmaras.

Com apenas 17% de tâmaras exportadas, o país ocupa somente a 12ª posição na lista dos exportadores mundiais de frutas.

O que pensa sobre isto? As exportações dos produtos africanos estão em alta? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.