Eixo Lagos/Abidjan: “Gigantes económicos” da África Ocidental, assinam 9 acordos.

Segundo noticiaram os média marfinenses e nigerianos os governos da Costa do Marfim e da Nigéria assinaram neste sábado, 6 de novembro de 2021, em Abidjan, nove (9) acordos bilaterais para fortalecer as suas relações em diversas áreas, como parte da segunda sessão da comissão mista de cooperação que reúne especialistas e tomadores de decisão dos dois países.

Os acordos assinados pelos dois “pesos pesados” da economia oeste africana, abrangem entre outras áreas: agricultura, economia digital, educação, questões consulares e de imigração, prevenção do tráfico de pessoas, cooperação militar.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar os nossos agradecimentos a Sua Excelência o Prof. Yemi Osinbajo, Vice-Presidente da República Federal da Nigéria, pela sua forte liderança e orientação construtiva que nos permitiu adotar recomendações relevantes para ajudar os nossos dois países e reativar de maneira consensual e sustentável as alavancas do reforço da cooperação bilateral,” declarou o primeiro-ministro da Costa do Marfim, Patrick Achi.

Esta assinatura do acordo surge após os trabalhos que duraram de 4 a 6 de novembro de 2021, de acordo com a vontade e as instruções dos presidentes marfinense Alassane Ouattara e nigeriano Muhammadu Buhari. As duas partes reafirmaram nomeadamente o seu compromisso em consolidar o seu relacionamento por meio de novos protocolos.

“Estão a ser negociados dez projetos de acordos e iniciados dez novos projetos de acordos, abrindo assim novas áreas de cooperação”, declarou a Ministra de Estado e Ministra dos Negócios Estrangeiros, Integração Africana e da Diáspora, Kandia Camara.

Os dois governos também decidiram impulsionar os seus respetivos setores privados, através da assinatura de uma carta de intenções entre a Confederação Geral de Empresas da Costa do Marfim (CGECI) e a Associação de Industriais da Nigéria.

Criada em 2 de março de 2013, a comissão mista de cooperação Costa do Marfim-Nigéria reúne especialistas e tomadores de decisão dos dois países com o objetivo de fortalecer a cooperação em diversas áreas de interesse comum. A 3ª sessão será realizada em 2023 na Nigéria.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.