Empresas africanas investem no continente.

O Grupo MTN, empresa multinacional sul-africana de telecomunicações móveis, anunciou nesta terça-feira, 11 de outubro de 2021 que vai investir mais de 120 milhões de dólares no Sudão do Sul nos próximos três anos.

Para o efeito, o Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, reuniu-se com uma delegação do Grupo Sul-africano MTN para discutir planos e formas de melhorar os serviços MTN no país.

Segundo o comunicado presidencial, a delegação está empenhada em fortalecer e expandir os serviços da MTN nas zonas rurais. Os dois lados discutiram questões de interesse mútuo, incluindo investimento em infraestrutura e serviços digitais.

Observe-se que a MTN do Sudão do Sul recebeu recentemente a aprovação das autoridades competentes para iniciar operações de dinheiro móvel no país.

Há já vários anos, o Sudão do Sul tem vindo a promover uma estratégia de transformação digital.

Neste sentido, as autoridades estão a trabalhar em estreita colaboração com as únicas duas operadoras de telefonia móvel do país, nomeadamente a Zain e a MTN.

Recorde-se que tal como noticiado por Mercados Africanos, a empresa sediada em Joanesburgo, anunciou em maio 2021, um aumento de 18% na sua faturação no primeiro trimestre de 2021, impulsionado pelo crescimento de dois dígitos nas operações comerciais do grupo na África do Sul, Nigéria e Gana.

O grupo registou vendas de 42,3 mil milhões de rands (2,93 mil milhões de dólares) no trimestre encerrado a 31 de março, um aumento de 17,8%.

As receitas das operações ligadas às tecnologias financeiras (fintech na sigla em Inglês), que representam 10% da receita total, também cresceram 31% graças ao aumento de 87% nas transações financeiras online.

As ações da empresa subiram mais de 200% desde o colapso do mercado em meados de março do ano passado (2020) devido à pandemia.

No seu comunicado de imprensa, a operadora anunciou que registou um crescimento nas receitas de voz e dados de 7% e 32,7%, respetivamente, num contexto de pandemia Covid-19 que aumentou a procura de operações online, em particular o teletrabalho.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.