FAD/Tanzânia: 116 milhões de dólares para modernizar autoestrada.

O Conselho de Administração do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD), uma das “janelas “ do BAD, aprovou nesta quinta-feira, 23 de setembro de 2021 um empréstimo de aproximadamente 116 milhões de dólares, ao governo da Tanzânia para modernizar o corredor rodoviário Mnivata-Newala-Masasi de 160 quilómetros no sul do país, segundo comunicado lido por Mercados Africanos.

Este empréstimo representa 98,71% do custo do projeto e o governo da Tanzânia fornecerá o restante do financiamento.

Em relação ao projeto, inclui a ponte Mwiti de 84 metros, e as obras também integram componentes sociais, incluindo o fornecimento de água potável, infraestrutura educacional e médica, o estabelecimento de unidades de processamento de caju e a extensão da formação empresarial para mulheres e jovens.

“Melhorar a conectividade das estradas fortalece a resiliência da população e amplia as oportunidades de subsistência no corredor de Mtwara e distritos vizinhos”, disse a Diretora-Geral do BAD para a África Oriental, Nnenna Nwabufo.

Além disso, essa modernização, segundo o BAD, deve abrir as áreas rurais da região e melhorar o corredor de desenvolvimento de Mtwara, que conecta o porto de Mtwara ao de Mbamba Bay, no lago Niassa.

Exportadores, importadores, pequenos comerciantes transfronteiriços, agricultores e transportadores devem se beneficiar.

No geral, o projeto de cinco anos melhorará a mobilidade e acessibilidade de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas e facilitará a integração com os vizinhos de Moçambique, Maláui e Zâmbia.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.