Faleceu Colin Powell: Primeiro negro, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA.

O general Colin Powell, primeiro secretário de Estado afro-americano dos Estados Unidos (EUA), morreu nesta segunda-feira 18 outubro 2021, aos 84 anos, vítima de complicações da covid-19, informou a família na sua página no Facebook.

Primeiro afro-americano a ser chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas [que comanda o Exército, a Marinha e a Força Aérea dos EUA] e primeiro afro-americano a ser secretário de Estado (Ministro dos Negócios Estrangeiros)

Como general quatro estrelas do Exército, ele foi chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas no governo do presidente George H.W. Bush durante a Guerra do Golfo de 1991, quando as forças lideradas pelos EUA expulsaram as tropas iraquianas do vizinho Kuwait.

Powell, que era um republicano moderado e pragmático, atuou mais tarde como secretário de Estado do presidente George W. Bush.

Ex-secretário de Estado no governo de George W. Bush, Powell foi o primeiro negro a ocupar cargos importantes na política americana e morreu na cidade de Bethesda, no estado de Maryland, perto de Washington DC.

“Ele estava totalmente vacinado. Queremos agradecer à equipa médica do Walter Reed National Medical Center pelo tratamento cuidadoso. Perdemos um notável e amoroso marido, pai, avô e um grande americano”, disse a família de Powell no comunicado.

O general de quatro estrelas também foi conselheiro de Segurança Nacional de Ronald Reagan e chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas de George H.W. Bush, pai de George W. Bush.

Entre os políticos que lamentaram a morte de Powell estão o atual presidente dos EUA, Joe Biden, os ex-presidentes Bush, Barack Obama e Jimmy Carter.

“Filho de imigrantes, nascido na cidade de Nova Iorque, criado no Harlem e no South Bronx e graduado pelo City College de Nova York, ascendeu aos mais altos escalões do exército dos Estados Unidos e assessorou quatro presidentes”, destacou o atual presidente americano, Joe Biden.

“Colin personificava os mais elevados ideais de guerreiro e diplomata. Ele estava comprometido com a força e segurança de nossa nação acima de tudo. Tendo lutado em guerras, ele entendeu melhor do que ninguém que o poderio militar por si só não era suficiente para manter a paz e prosperidade”, sublinhou Biden.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.