Feira Intra-Africana: Afreximbank assina acordos por 5 mil milhões de dólares.

O Banco Africano de Importação e Exportação (Afreximbank) assinou vários acordos no valor de 5 mil milhões de dólares no segundo dia da Feira Intra-Africana que decorre em Durban, África do Sul, de 15 a 21 de Novembro de 2021.

Esses acordos abrangem os setores de transporte, logística, energias renováveis ​​e transações financeiras e visam apoiar iniciativas comerciais para revitalizar as economias debilitadas pela pandemia.

Na sua missão de trazer mais atividades comerciais para África, o banco já criou vários mecanismos para facilitar o comércio entre os países africanos, como o Papss, o sistema pan-africano de pagamentos e liquidação que permite que os mesmos sejam feitos em moeda estrangeira local, entre outras medidas que facilitam o comércio.

Recorde-se que tal como Mercados africanos tinha noticiado foi inaugurada nesta segunda feira 15 Novembro 2021, a 2ª edição da Feira Intra-Africana (IATF na sigla em Inglês) em Durban, na África do Sul.

A IATF 2021 organizada conjuntamente pelo Afreximbank, a União Africana (UA) e o secretariado do Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) é o grande palco do comércio intra-africano e abriu com a presença de 7 chefes de estado africanos, incluindo o anfitrião sul-africano Cyril Ramaphosa, o zimbabuense Emmerson Mnangagwa, o zambiano Hakainde Hichilema e o nigeriano Muhammadu Buhari.

Na cerimónia de abertura, Cyril Ramaphosa, “Penso que muitos de nós anseiam por ver esse símbolo maravilhoso e dourado, ‘Made in África’, não feito em qualquer outra parte do mundo. Isto é fundamental se quisermos mudar a relação comercial distorcida que existe entre os países africanos e o resto do mundo”.

Estão presentes personalidades do mundo do comércio, empresários, financiadores, governos e reguladores para debaterem a aceleração do comércio e dos investimentos em todo o continente africano.

Esperam-se mais de 10.000 participantes de toda a África e que se alcancem 40 mil milhões de dólares em negócios e investimentos para assim, impulsionar o comercio intra-africano. Quase 1.100 expositores apresentarão os seus produtos e serviços.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.