FESPACO, Grande vencedor: “A Esposa do Coveiro” do somali Ahmed Khadar.

O filme “A Esposa do Coveiro”, do diretor somali Ahmed Khadar, ganhou o Garanhão de Ouro de Yennenga, e 20 milhões de FCFA, e outros presentes, incluindo o Chapéu Saponé.

Ahmed sabiamente permite que os seus atores tenham espaço para brincar no enredo dramático do filme, trazendo um verdadeiro sentido de laços familiares. Charmosa e melancólica, sem nunca se sentir piegas, “A esposa do Coveiro” é uma bela carta de amor ao poder da família.

Foi no Palais des Sports de Ouagadougou 2000 que decorreu a cerimónia de encerramento da 27ª edição do FESPACO (Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Ouagadougou), no sábado, 23 de outubro de 2021, sendo o Senegal o país convidado.

Poster do Filme “A Esposa do Coveiro” do somali Ahmed Khadar

No total, foram atribuídos 24 prémios durante este festival que contou com a participação de 64 países de todo o mundo.

O prestigioso Yennenga Gold Standard foi ganho pelo cidadão somali Ahmed Khadar por seu filme “A Mulher do Coveiro” que embolsou a quantia de 20 milhões de FCFA, para além do troféu envolvido e de vários prémios, incluindo o cobiçado Chapéu Saponé, objeto emblemático do artesanato burquinabê.

A 28ª edição do FESPACO foi marcada para 25 de fevereiro de 2023, em Ouagadougou.

O filme angolano “Ar condicionado” foi uma das 15 longas-metragens da Competição Oficial da 27ª edição do FESPACO, provavelmente o mais conceituado dos festivais de cinema em África.

A película tem como palco Luanda e conta a história de equipamentos de ar condicionado que começam misteriosamente a cair dos apartamentos da baixa da cidade.

Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o ar condicionado do patrão.

Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma máquina de recuperar memórias.

“Ar Condicionado” teve estreia mundial em Janeiro deste ano (2021) no Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.