A FIFA coloca Cabo Verde mais perto do Futuro.

 

Esta quinta-feira, 28 de Julho de 2022, encerrou-se a visita de quatro dias de uma delegação da FIFA a Cabo Verde para inaugurar instalações financiadas pelo FIFA Forward, como a instalação de campos de relva sintética ou a renovação do centro técnico e da sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Estas novas instalações ajudarão a desenvolver o desporto em Cabo Verde, estando já previstos a instalação de mais campos de relva sintética no futuro, tendo a FIFA garantido que continuará a apoiar Cabo Verde.

 

A visita

Uma delegação da FIFA completou uma visita de quatro dias a Cabo Verde, durante a qual apresentou instalações como os novos campos artificiais e a remodelada academia e sede da Associação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), todos financiados pelo FIFA Forward Programme.

“É a realização de um sonho porque trabalhamos muito, principalmente no estádio de Santa Cruz”, disse o presidente da FCF, Mario Semedo.

“A FIFA é o nosso principal parceiro de desenvolvimento do futebol em Cabo Verde. Não teríamos chegado onde estamos sem eles”.

“A FIFA Forward é um programa de desenvolvimento único lançado pela FIFA em 2016”, disse Kenny Jean-Marie, Diretor de Serviços de Associações da FIFA.

“Isso permite-nos estreitar laços com as federações. Não se trata apenas de enviar dinheiro e esperar que o futebol se desenvolva”.

“Estamos todo a trocar ideias e a conversar o tempo, assim como fizemos aqui, em Cabo Verde”.

“Identificamos uma série de prioridades com a diretoria e o presidente da FCF, Mario Semedo, com o objetivo de criar uma estratégia e lançar projetos”.

Discutindo um dos novos campos artificiais possibilitados pelo Programa Atacante da FIFA, Jean-Marie acrescentou:

“O projeto foi pensado para beneficiar todos os que vivem na região norte de Santa Cruz”.

“Os campos ajudarão as ligas sub-regionais e todas as equipes da região poderão jogar as suas partidas aqui, em um campo de alta qualidade aprovado pela FIFA”.

 

Gelson Fernandes, o Pioneiro

Mais campos artificiais serão instalados no futuro e a FIFA continuará a apoiar Cabo Verde com o projeto enquanto supervisiona a manutenção adequada das estruturas existentes para garantir um desenvolvimento duradouro.

“Agora temos os locais onde podemos jogar neles”, disse.

“Podemos começar as competições agora e os jovens podem divertir-se e desenvolver suas habilidades futebolísticas nesses campos e depois seguir os passos dos jogadores ilustres que os precederam”.

Esses jogadores ilustres incluem Gelson Fernandes, que é uma espécie de modelo no futebol cabo-verdiano. Nascido na capital do país, Praia, começou a aprender o ofício em Santa Cruz antes de se mudar para a Europa com a família em busca de uma vida melhor.

Ele ganhou 67 jogos pela Suíça e agora é diretor da FIFA na Member Associations Africa.

“Embora eu tenha tido a sorte de me ter mudado para o exterior, ainda estou muito ligado a este país”, disse o ex-jogador do Manchester City.

“Estas ilhas representam uma grande parte de quem eu sou”.

“Estas instalações são muito importantes porque darão às pessoas a chance de jogar futebol”.

Continuou a dizer Gelson que participou de três competições da FIFA World Cup™ no clube Die Nati.

“Quando vejo essas crianças a brincar, consigo ver-me nelas”.

“Vejo pessoas que amam o jogo e são apaixonadas por ele, tanto raparigas como rapazes. Cabe a nós dar a eles todas as chances de jogar”.

Passando um recado para qualquer jovem que sonha em ter uma carreira de sucesso como a dele, disse:

“Acreditem em vocês. Acreditem que é possível e que vocês podem fazê-lo”.

“O futebol é mais do que um desporto. Tem valores que vocês podem aplicar na vida, como respeito, fair play, dedicação, paixão e comprometimento”.

Por mais atraente que seja para os jovens desfrutar do sucesso que Gelson teve no exterior, um dos principais objetivos da FIFA é permitir que os países africanos desenvolvam e mantenham os seus jogadores talentosos, como explicou a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, que também fez a viagem.

 

Construir para o banco de talentos

“Sabemos quanta paixão existe pelo futebol em África”, disse Samoura.

“Não importa que país você visite, não consegue ir do aeroporto ao seu hotel sem ver rapazes e raparigas a brincar na rua com uma bola”.

“Então, no que nos diz respeito, é muito mais do que um continente que é bom em fornecer talentos para outras campeonatos”.

“Vimos muitos grandes jogadores saírem de África e destacarem-se nos maiores clubes da Europa”.

É isso que dá sentido ao trabalho que está sendo realizado em Cabo Verde, onde essas novas instalações estão a abrir caminho para um futuro melhor e um jogo mais forte em toda a África.

O ambicioso projeto de desenvolvimento da FIFA para o continente continua em ritmo acelerado, alinhado com o objetivo do presidente da FIFA, Gianni Infantino, de tornar o futebol um jogo verdadeiramente global.

 

Conclusão

Enquanto Cabo Verde vai evoluindo em todas as áreas, os restantes países dos PALOP vão ficando para trás. Esta visita da FIFA para celebrar a instalação destes centros desportivos, é um exemplo desse avanço.

Os restantes pises dos PALOP deveriam olhar para Cabo Verde e analisar o que eles estão a fazer bem para perceberem o que “os outros” estão a fazer de errado.

Não nos cabe a nós, Mercados Africanos, dizer como cada um deve gerir o seu país, mas acho que os países dos PALOP deveriam reflectir sobre a direcção que estão a seguir e olhar para Cabo Verde como um exemplo a seguir.

 

O que achas deste apoio da FIFA a Cabo Verde? Porque achas que os outros países dos PALOP estão a ficar para trás? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Ver Também:

Pavilhão Desportivo abre na Ribeira Brava

Imagem: © 2022 FIFA

    No feed items found.

Autor

  • Ex-atleta olímpico, tem um Doutoramento em Antropologia da Arte e dois Mestrados um em Treino de Alto Rendimento e outro em Belas Artes. Escritor prolifero, já publicou vários livros de Poesia e de Ficção, além de vários ensaios e artigos científicos. neste momento exerce as funções de Chefe de Redação da Mercados Africanos.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.