Filme africano ganha o Valois de Diamant

Em destaque no último Festival de Cannes em que foi apresentado no final da Semana da Crítica, o filme “Une Histoire d’Amour et de Désir” (Uma história de amor e desejo), causou a grande sensação no Festival de Cinema Francófono de Angoulême.

O júri presidido por Nicole Garcia atribuiu-lhe os prémios de melhor filme (Valois de Diamant) e o de melhor ator, a 29 de agosto de 2021.

Recompensas merecidas e bem-vindas para esta segunda longa-metragem da tunisiana Leyla Bouzid, depois do aclamado “Barely I Open My Eyes” (Mal abro os olhos).

Dedicado ao cinema francófono, o Festival de Cinema Francófono de Angoulême (FFA) foi criado em 2008. Embora menos conhecido que o festival de Cannes, tem servido de trampolim para muitos filmes da África francófona.

Une Histoire d'Amour et de Désir
Une Histoire d’Amour et de Désir

Caiu a cortina da 14ª edição do Festival de Cinema Francófono de Angoulême, que decorreu de 24 a 29 de agosto de 2021 e foi o filme “Uma história de amor e desejo” da tunisiana Leyla Bouzid que ganhou o Diamond Valois, prémio de melhor filme, durante esta edição.

No início deste ano, o filme foi exibido no final da Semana da Crítica do Festival de Cannes, onde o enredo recebeu ótimas críticas.

O filme conta a história de dois alunos da prestigiosa universidade da Sorbonne em Paris, Ahmed, um jovem argelino que cresceu nos subúrbios de Paris que se apaixona por Farah, uma jovem tunisiana, ele tímido e inseguro e ela aberta para o mundo e que representa tudo que ele não é. No espaço de um segundo tudo mudou num piscar de olhos.

Inspirado na literatura tunisina e nos seus poemas, o filme parece ser prometido a receber vários outros prémios nas restantes etapas do circuito de eventos dedicado este ano à 7ª arte, o que são ótimas notícias para o cinema africano.

Seis anos depois de “Mal abro os olhos”, a cineasta tunisina Leyla Bouzid retorna triunfante com “Uma história de amor e desejo”.

Para quem vive em França já está nos cinemas franceses desde o dia 1 de setembro 2021.

A imprensa especializada dá a nota máxima ao filme: Excelente.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.