Financiamento do Clima: Kerry promete à Adesina forte apoio dos EUA para África.

O Enviado Especial para o Clima do Presidente dos EUA, o Secretário John Kerry encontrou-se com o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, virtualmente neste domingo, 26 setembro 2021, segundo comunicado a que teve acesso Mercados Africanos

O tópico foi a emergência climática em África, os preparativos para a COP26 e como os Estados Unidos podem ajudar a eliminar a lacuna anual de 27 mil milhões de dólares no financiamento do clima para a África.

Adesina elogiou o anúncio ousado do presidente Biden de duplicar a contribuição do governo dos EUA para o financiamento do clima para 11,4 mil milhões de dólares por ano até 2024.

Recorde-se que o BAD – a principal instituição africana – está a tomar medidas vigorosas para combater as mudanças climáticas em África e comprometeu-se a duplicar o seu financiamento climático para 25 mil milhões de dólares até 2025.

Nesse sentido o BAD está liderar esforços para mobilizar mais financiamento do setor privado para mudanças climáticas através de várias plataformas, incluindo o financiamento da África Alliance for Climate Change, para mobilizar todas as instituições financeiras, investidores institucionais e bolsas de valores para direcionar uma maior percentagem dos seus investimentos para o financiamento “verde”.

“É hora de passar de biliões para triliões de dólares de investimentos em financiamento climático para construir a resiliência de África e o setor privado deve desempenhar um papel muito maior”, sublinhou Adesina, que informou John Kerry sobre as iniciativas ousadas em curso do Banco, incluindo Desert-to-Power para desenvolver 10.000 MW de eletricidade via energia solar no Sahel, para fornecer energia a 250 milhões de pessoas, e que se tornará a maior zona solar do mundo.

Adesina pediu que os países desenvolvidos cumpram a sua promessa de fornecer 100 mil milhões de dólares anuais em apoio aos países em desenvolvimento para enfrentar a mudança climática, adaptação ao clima e construir resiliência. “A liderança e forte apoio dos Estados Unidos para o programa Desert-to-Power, o Fundo de Energia Sustentável para a África e o Programa de Aceleração da Adaptação de África serão críticos para o seu sucesso”.

O Secretário Kerry elogiou a liderança do BAD e disse que “estas iniciativas para o financiamento do clima pelo Banco Africano de Desenvolvimento são ideias ousadas e vão ajudar a mudar o panorama do financiamento do clima em África”.

O Secretário Kerry prometeu um forte apoio e parceria do Governo dos Estados Unidos para o sucesso dessas iniciativas para África.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.