Fitch Ratings dá nota “AA-“ ao Fundo Africano de Garantia para PMEs.

A agência global de classificação Fitch Ratings confirmou, nesta segunda-feira, 18 de outubro 2021, a classificação de “solidez financeira das seguradoras” (IFS) do Fundo Africano de Garantia para Pequenas e Médias Empresas LTD (AGF) para ‘AA-‘ (muito forte), com perspetiva estável.

Uma avaliação positiva que resulta da solidez financeira da AGF, da sua excelente posição de capital e do seu modelo de negócio comprovado como fornecedor de garantias em moeda local para pequenas e médias empresas (PMEs) em África.

Para a Fitch, a força do AGF vem do apoio que recebe de instituições públicas por meio de contribuições de capital, dos seus planos de procura de capital adicional e da gestão da dívida racionalizada para apoiar a sua estratégia de crescimento.

A AGF também possui uma boa base de negócios, o que permite aos acionistas apoiar o financiamento de PMEs na África sem comprometer diretamente os seus próprios fundos.

A AGF foi fundada pelas agências de fomento da Dinamarca (AAA / Estável; DANIDA; 20,3% do capital no final de 2020), Espanha (A- / Estável; 11,1%) e França (AA / Negativo; 7,8%).

Agora também participam o KfW da Alemanha (AAA / Estável; 34,3%), o Fundo Nórdico de Desenvolvimento (NDF; 9,5%), o Fundo de Investimento Dinamarquês para os Países em Desenvolvimento (IFU; 8,6%) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD; AAA / Estável; 8,3%).

A agência de notação anunciou que a AGF planeia expandir ainda mais a sua base de capital por meio de aumentos de capital dos seus atuais proprietários, mas também de outras instituições financeiras de desenvolvimento de alta classificação e organizações não governamentais.

Neste ano (2021), a AGF recebeu 20 milhões de dólares em capital adicional do acionista existente DANIDA e um subsídio de 10 milhões do Canadá.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.