Foi hoje incinerado Desmond Tutu.
Com as honras de um funeral de Estado, mas também com simplicidade foi hoje incinerado o corpo de Desmond Tutu, um dos grandes lutadores contra o regime do Apartheid.
Mas foi desde esta quinta-feira, 30 de Dezembro de 2021, que as homenagens ao arcebispo emérito anglicano, Desmond Tutu, tinham entrado na sua reta final, na Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde repousarão, a partir de hoje, 1 de Janeiro de 2021, as cinzas do ilustre desaparecido.
O programa de homenagens ao ícone anti-apartheid Desmond Tutu decorreu como previsto.
Desde a manhã de quinta-feira, o caixão, em madeira simples – a seu pedido para que não se gastasse dinheiro no seu funeral – contendo o corpo sem vida do prelado pousou na Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo, a igreja onde o arcebispo serviu durante anos.
Carregado por padres em batinas, o caixão foi saudado pelo sucessor de Desmond Tutu, o arcebispo Thabo Makgoba.
Nesta catedral, Desmond Tutu recebeu durante estes dois dias as homenagens dos seus concidadãos antes da incineração que ocorreu neste sábado, 1º de Janeiro de 2022.
O seu corpo foi cremado e as suas cinzas enterradas na catedral.
“Portanto, esta é a sua catedral e ele a abraçou como tal. Ao longo da sua gestão, e depois durante os anos de aposentadoria até há cerca de seis, ou melhor, quatro anos atrás, ele presidiu e celebrou todas as sextas-feiras, com raras exceções, a Eucaristia. A partir das 7h15 da manhã de sexta-feira … É um lugar ricamente impregnado de sua presença”, sublinhou o padre Michael Weeder, reitor da Catedral de São Jorge.
Deve ser lembrado que desde o anúncio da morte do Arcebispo Anglicano em 26 de dezembro, homenagens continuaram a chover em todos os lugares, desde a África do Sul, ao resto de África e ao mundo inteiro…
Desde esta quinta-feira, que a catedral, viu um desfile incessante de sul-africanos que deixaram mensagens e ramos de flores em homenagem à coragem de Desmond Tutu.
Desde então e todos os dias, os sinos da catedral tocaram ao meio-dia durante 10 minutos para saudar a memória do ilustre falecido.
E todas as noites, a Table Mountain, o maciço que domina a Cidade do Cabo, é vestida de roxo, a cor da batina do prelado.
Que descanse em paz!