Foi hoje incinerado Desmond Tutu.

Com as honras de um funeral de Estado, mas também com simplicidade foi hoje incinerado o corpo de Desmond Tutu, um dos grandes lutadores contra o regime do Apartheid.

Mas foi desde esta quinta-feira, 30 de Dezembro de 2021, que as homenagens ao arcebispo emérito anglicano, Desmond Tutu, tinham entrado na sua reta final, na Catedral de São Jorge, na Cidade do Cabo, onde repousarão, a partir de hoje, 1 de Janeiro de 2021, as cinzas do ilustre desaparecido.

O programa de homenagens ao ícone anti-apartheid Desmond Tutu decorreu como previsto.

Desde a manhã de quinta-feira, o caixão, em madeira simples – a seu pedido para que não se gastasse dinheiro no seu funeral – contendo o corpo sem vida do prelado pousou na Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo, a igreja onde o arcebispo serviu durante anos.

Carregado por padres em batinas, o caixão foi saudado pelo sucessor de Desmond Tutu, o arcebispo Thabo Makgoba.

Nesta catedral, Desmond Tutu recebeu durante estes dois dias as homenagens dos seus concidadãos antes da incineração que ocorreu neste sábado, 1º de Janeiro de 2022.

O seu corpo foi cremado e as suas cinzas enterradas na catedral.

“Portanto, esta é a sua catedral e ele a abraçou como tal. Ao longo da sua gestão, e depois durante os anos de aposentadoria até há cerca de seis, ou melhor, quatro anos atrás, ele presidiu e celebrou todas as sextas-feiras, com raras exceções, a Eucaristia. A partir das 7h15 da manhã de sexta-feira … É um lugar ricamente impregnado de sua presença”, sublinhou o padre Michael Weeder, reitor da Catedral de São Jorge.

Deve ser lembrado que desde o anúncio da morte do Arcebispo Anglicano em 26 de dezembro, homenagens continuaram a chover em todos os lugares, desde a África do Sul, ao resto de África e ao mundo inteiro…

Desde esta quinta-feira, que a catedral, viu um desfile incessante de sul-africanos que deixaram mensagens e ramos de flores em homenagem à coragem de Desmond Tutu.

Desde então e todos os dias, os sinos da catedral tocaram ao meio-dia durante 10 minutos para saudar a memória do ilustre falecido.

E todas as noites, a Table Mountain, o maciço que domina a Cidade do Cabo, é vestida de roxo, a cor da batina do prelado.

Que descanse em paz!

 

O que achas da vida deste homem? Que influencia teve Desmond Tutu, para África? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.