O anúncio surge depois da União Europeia ter recomendado aos 27 estados-membros que preservem as ligações essenciais com o Reino Unido.
O governo francês vai reabrir as suas fronteiras com o Reino Unido e permitir o regresso de franceses, residentes no país e profissionais, como condutores de camiões mas com teste negativo à covid-19.
As fronteiras devem permanecer fechadas a todos os outros cidadãos que não cumpram estes requisitos. Ainda não é claro durante quanto tempo as medidas estarão em vigor.
Dezenas de países bloquearam a entrada de pessoas provenientes do Reino Unido de forma a tentar conter a propagação da nova variante do novo coronavírus. França foi mais longe e interditou a passagem pelo Canal da Mancha.
A Comissão recordou que as regras de livre circulação continuam a aplicar-se até ao fim do período de transição do ‘Brexit’ (31 de dezembro) e que os 27 não devem recusar a entrada de pessoas em trânsito desde o Reino Unido”.