Fundos africanos de investimento com lucros acima do esperado

Os principais fundos africanos que investem em ações de empresas cotadas na região tiveram lucros que, na sua maioria, estão acima do que esperavam.

Os benefícios estão de volta para os fundos que investem em empresas cotadas nas bolsas africanas – fora da África do Sul – de acordo com dados publicados pela empresa de análise Riscura e consultados por Mercados Africanos.

Dos 15 fundos cotados nas bolsas e monitorizados pela Riscura, apenas 3 tiveram um desempenho inferior às suas expetativas entre janeiro e julho de 2021. Os outros 12, superaram-nas.

O primeiro lugar em termos de retorno vai para Allan Gray Africa ex South Africa Fund que gerou ganhos de 33% no período analisado, muito melhor do que os 11,6% do Standard Bank.

O melhor desempenho foi alcançado pela Coronation Africa Frontier que gerou uma rentabilidade de 29,1%.

Os analistas da Allan Gray Africa admitem que o seu sucesso deriva do fato de terem entendido, ao contrário dos outros, que a África não é tão sombria para investimentos como a opinião pública parece mostrar e os seus gestores tomam como exemplo, o setor bancário nigeriano, onde o Fundo está presente.

“O Zenith Bank, na Nigéria, por exemplo, viu na última década os seus lucros crescerem 9% ao ano em dólares americanos, com um retorno sobre o património líquido médio de 20%”, apesar da Nigéria estar a ser sancionada pelos investidores por considerações macroeconómicas.

O país está a enfrentar uma crise monetária e isso dificulta o repatriamento de lucros e não estimula o investimento, apesar dos baixos preços por ação na Bolsa de Valores de Lagos, e do forte desempenho em Naira (moeda da Nigéria) para as empresas nela listadas.

Por outro lado, desde o início do ano a Bolsa de Valores do Zimbabué subiu 152% e o Índice Gana All Share ganhou 44%, e isto, apesar dos mercados africanos sofrerem de falta de liquidez.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.