Fundos de pensões africanas são o futuro.

Os fundos de pensões, os quais são geralmente de governos centrais e locais, de empresas públicas (por exemplo a Eskom na África do Sul) e de fundos da segurança social, bem como os de grandes corporações e multinacionais, são muito importantes para a recuperação africana.

Apesar de somente cerca de 10% da população africana, ao sul do Saara, estar coberta por caixas de aposentação, as estatísticas pré pandemia deixavam antever a importância crescente deste tipo de fundos.

 

Os fundos de pensões

Antes da pandemia os fundos de pensões em 10 países africanos, sobretudo na África do Sul, Gana, Nigéria e Namíbia estavam em crescimento impulsionados por vários fatores, como por exemplo, a faixa etária acima de 60 anos a aumentar rapidamente e a expansão da classe média que procura oportunidades de poupança.

Entre estes factores estão também novas legislações que trouxeram mudanças estruturais tais como: novos regulamentos para permitir o investimento em private equity, a obrigação crescente do patronato de fornecer esquemas de pensões,

Os fundos de pensões africanos oferecem aos pensionistas a possibilidade de investir com um retorno seguro e de assim apoiar o crescimento económico sustentável do continente através de melhorias operacionais, de governação e de reformas mais propícias ao ambiente empresarial local.

Se antes do COVID-19 a África tinha uma enorme necessidade de financiamento de infraestruturas e os fundos de pensões poderiam ser a fonte ideal de capital local, agora essa necessidade de financiamento aumentou porque é necessário fazer face à recuperação económica e social e os fundos de pensões têm um papel acrescido neste novo cenário.

 

O desafio

Mas qual é o desafio para que os fundos de pensões invistam? O desafio é o de como investir o capital de forma produtiva.

Será que os empresários, bancos de investimento e os mercados de capitais estão prontos a assumir o desafio que os grandes projetos de recuperação económica e social pós pandemia representam em matéria de procura de capital?

Será que as condições estão criadas para que os fundos de pensões, empresários, os seus assessores, os fundos de private equity e as instituições do mercado de capitais possam criar plataformas para enfrentarem conjuntamente o desafio da recuperação económica?

A resposta tem que ser dada, igualmente, numa perspetiva da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) em vigor desde 01/01/2021, e passa por incentivar os gestores de fundos de pensões a melhorar rapidamente as suas competências, serem mais pró-ativos na escolha e negociação de projetos a financiar.

Estes gestores precisam também de visão na ajuda ao crescimento dos mercados através de disponibilização de liquidez, ampliação do espaço de investimento, ou seja, levantando as restrições sobre investimentos transfronteiriços, sobretudo no financiamento de projetos articuladores e integradores das economias e da indústria africanas.

Neste sentido os fundos de pensões em África, tal como em outros continentes alias, devem incorporar nas decisões sobre investimentos potenciais não só as variáveis mais tradicionais como as ligadas ao valor da renda de aposentação, mas também outras que estão ligadas à recuperação, pós pandemia, económica e social dos respetivos países.

 

Conclusão

Para os fundos de pensões darem frutos, tem que se escolher cuidadosamente os investimentos em infraestrutura, energia, em cuidados de saúde e outros sectores que possam trazer benefícios aos pensionistas e às suas famílias, mas igualmente contribuir para o crescimento e desenvolvimento do continente.

África tem que contar com os seus próprios recursos e mobilizar o capital que existe no continente, mesmo se as diferentes iniciativas internacionais, como as relacionadas com a divida, tenham um impacto importante no caminho da recuperação.

 

O que achas dos fundos de pensões em África? É importante investir nestes fundos? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © Andrey Popov | Dreamstime.com

close

VAMOS MANTER-NOS EM CONTACTO!

Gostaríamos de lhe enviar as nossas últimas notícias e ofertas 😎

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.