Embora a taxa de penetração de telemóveis seja baixa no Gabão, a Moov Africa Gabon Telecom anunciou, sexta-feira, 16 de julho 2021, um investimento de 17,9 milhões de dólares para o fortalecimento da sua rede de telecomunicações no país entre 2021 e 2022.

O programa de investimento divulgado por Abderrahim Koumaa , CEO da empresa de telecomunicações, e Lin Mombo, presidente do Conselho Regulador das Comunicações Eletrónicas e Autoridade Reguladora Postal (Arcep), tem como alvo 141 aldeias e 600 quilómetros de estradas rurais.

Isso levará a banda larga às populações e reduzirá a divisão digital entre as áreas urbanas e rurais.

No seu último relatório sobre a situação do mercado móvel, o regulador das telecomunicações atribuiu ao Gabão uma taxa de penetração móvel de 171,34% sobre uma base de assinantes estimada em 3.088.742, o que significa que o número de cartões SIM ativos no país ultrapassou largamente o tamanho de a população do Gabão.

A população do país está estimada em 1.802.728 habitantes de acordo com a decisão n ° 291 / CC de 26 de novembro de 2014 do Tribunal Constitucional.

No entanto, tal não significa que todos os gaboneses tenham um acesso fácil aos serviços de telecomunicações em todo o território nacional.

A taxa de cobertura dos serviços de telecomunicações continua a ser um desafio para as empresas de telecomunicações.

O investimento anunciado pela Moov Africa Gabon Telecom na sua rede de telecomunicações está em linha com as ambições do plano de aceleração da transformação (PAT) 2021-2023 do governo gabonês, que visa fazer das telecomunicações e das tecnologias digitais motores de crescimento.

O Estado gabonês estima que ao disponibilizar a todos os gaboneses 3G e 4G, cujas taxas de penetração respetivas são de 73% e 35%, é o país que vai beneficiar de um crescimento renovado através do acesso .de mais pessoas aos benefícios da Internet (público digitais serviços, comércio digital, pagamentos móveis, serviços de saúde digital).

Para a Moov Africa Gabon Telecom, o acesso à sua rede em mais aldeias e nas estradas rurais irá garantir o registo de novos clientes que irão também garantir o crescimento das suas receitas num contexto em que a procura de conectividade e de serviços de pagamento móvel é crescente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite aqui o seu nome


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.