Gana, 87 milhões de dólares para processar cacau.

A companhia de processamento do Cacau (Cocoa Processing Company) (CPC na sua sigla em Inglês) conseguiu um empréstimo de 87 milhões de dólares para financiar a sua expansão

No Gana, como na maioria dos países africanos produtores de cacau, o processamento oferece muitas possibilidades para aumentar o valor agregado.

Apesar de várias empresas já estarem presentes neste segmento, os desafios continuam a ser numerosos.

A CPC pretende mobilizar um empréstimo no valor de 86,7 milhões de dólares do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA) e do Afreximbank e segundo Nana Agyenim Boateng, o seu diretor geral, as discussões estão em bom andamento com as duas instituições financeiras.

Este envelope permitirá que a empresa complete o programa de reequipamento das suas linhas de processamento de cacau envelhecido para aumentar a produtividade.

O CPC pretende assim aumentar, graças a esta abordagem, a sua capacidade de processamento para 87.657 toneladas por ano contra as 64.500 toneladas atuais.

De maneira mais geral, este anúncio do CPC ocorre num contexto em que registou uma clara melhora em seu faturamento durante o exercício de 2021 encerrado a 30 de setembro.

A empresa faturou mais do que o triplo do resultado do que em 2020 com aumento nas vendas de todas as categorias de produtos (manteiga, licor, pó, bolos e biscoitos).

Deve-se notar, no entanto, que a escassez de matéria-prima ainda é uma verdadeira dor de cabeça para a empresa.

Assim, o volume processado de cacau caiu em 2021 pelo segundo ano consecutivo para 13.495 toneladas, o que corresponde a 21% de sua capacidade instalada.

Esse desempenho inferior contribuiu para um prejuízo operacional de 13,2 milhões de dólares.

Recordamos que o CPC está sediado em Tema e obtém 80% da sua receita através das exportações.

O seu portefólio de produtos inclui, nomeadamente, barras de chocolate, pastas para barrar, bebidas de chocolate e barras de chocolate.

 

O que achas da produção do cacau em África? O teu país produz cacau? Dá-nos a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.