Gana corta salários do PR e Ministros em 30%

A dívida pública do Gana aumentou de 76,0% do PIB no final de Dezembro de 2020, para 80,1% do PIB no final de dezembro de 2021, segundo dados comunicados pelo Comité de Política Monetária do Banco Central (Banco do Gana) reunido a 21 de Março de 2022.

Esta evolução, explica o Banco do Gana, resulta de um “grande défice de 9,7% do PIB, face ao objetivo programado “.

Assim várias medidas foram tomadas para reduzir o déficit orçamental abaixo de 7,4% no final de 2022. O governo de Gana anunciou, nesta quinta-feira, 24 de março de 2022, cortar os salários dos ministros e do presidente Nana Akufo-Addo em 30%.

Da mesma forma, viagens oficiais e compras de veículos serão reduzidas a um mínimo estrito, se não forem canceladas. Os subsídios de combustível aos funcionários serão reduzidos em 50%.

O impacto de tais medidas é estimado em uma economia de 360.000 euros.

A decisão anunciada pelo ministro das Finanças Ken Ofori-Atta em conferência de imprensa em Acra não será suficiente para limpar as contas públicas afetadas pela fraqueza de uma moeda nacional castigada por divisas, o elevado serviço da dívida e um orçamento muito elevado da administração.

Em 2021, esse índice, que mede o gasto real no orçamento, havia chegado a 12,1%, causando desaprovação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

No final de dezembro de 2021, o Gana tinha já uma dívida estimada em 70,1% do PIB (Banco do Gana) e uma massa salarial pública estimada em 22,3% do seu Orçamento.

Recorde-se que tal como Mercados Africanos tinha noticiado uma das três maiores agências globais de notação creditícia a Moody’s Investors Service (“Moody’s”) baixou a 4 fevereiro 2022, a notação do Gana de B3 para Caa1 de B3, o que foi um duro golpe para o país.

Segundo os economistas da Moody’s a descida para Caa1 reflete a tarefa cada vez mais difícil que o governo enfrenta para lidar com os desafios interligados de liquidez e dívida.

 

O que achas da situação económica do Gana? Fizeram bem ao cortar os salários dos membros do governo? Queremos saber a tua opinião, não hesites em comentar e se gostaste do artigo partilha e dá um “like/gosto”.

Imagem: © 2021 Jacquelyn Martin / The africanews / Associated Press
pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.